Ação feita no HRR inspira trabalho de estudantes de Enfermagem sobre Segurança do PacienteHRR

21 de setembro de 2022
Por Mônica Bockor
No final de agosto, o estudante de Enfermagem da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo, Lázaro Jacob Sousa dos Santos, procurou o Hospital Regional de Registro (HRR) em busca de informações sobre a ação “Caminho da Segurança do Paciente”, realizada na Unidade no mês de abril. “O objetivo do nosso trabalho era elaborar um jogo educativo sobre as metas internacionais de segurança do paciente, falar da existência, da importância e direcionamento dessas metas”, explicou o jovem.
Ele revelou que tomou conhecimento sobre a ação no HRR ao fazer uma pesquisa na Internet sobre trabalhos já existentes no mercado. Foi então que apareceu a matéria no site do ISG, abordando a atividade realizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente do hospital. Nessa ação, promovida durante a campanha “Abril pela Segurança do Paciente”, o corredor de acesso ao auditório se transformou no “Caminho da Segurança do Paciente”. Com enfoque nas 6 metas internacionais de segurança do paciente, o objetivo do HRR foi promover uma reflexão sobre as boas práticas com situações vivenciadas no dia a dia de atendimento.
“Como estamos tendo uma unidade curricular de semiotécnica em enfermagem, não tem como passar para outro módulo sem um conhecimento acerca dos cuidados que a enfermagem deve ter com o paciente”, esclareceu Lázaro. O trabalho dos estudantes contou com apoio da coordenadora da Qualidade do HRR, enfermeira Tatiane Fernandes Alves. Por videochamada, ela explicou aos estudantes sobre a dinâmica realizada, os desafios encontrados e a atuação do Núcleo de Segurança do Paciente na Unidade.
Segundo Lázaro, a participação de Tatiane foi fundamental para a produção do trabalho. “A coordenadora da Qualidade do HRR trouxe um direcionamento para o nosso projeto, agregando conhecimento especializado na área e embasando o nosso trabalho”, afirmou o estudante.
Compartilhar