Tags

HRR reúne representantes da saúde para discutir atendimento a pacientes cardíacosHRR

10 de outubro de 2019

Objetivo é implantar Protocolo de Dor Torácica e melhorar resposta de atendimento a casos cardíacos 
Representantes do Departamento Regional de Saúde de Registro (DRS-XII), Conselho Regional de Medicina (CRM), Hospital Regional Leopoldo Bevilacqua (HRLB), Hospital São João e unidades de saúde dos municípios participaram do Seminário de Protocolo de Dor Torácica, realizado pelo Hospital Regional de Registro (HRR) na última sexta-feira, 4/10. O principal objetivo do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), gestor do Hospital, foi de aproximar e integrar o HRR junto às demais unidades de saúde da região, visando melhorar o atendimento a pacientes cardíacos.
Único Hospital do Vale do Ribeira com serviço de Hemodinâmica, o HRR realiza exames de cateterismo, procedimento de angioplastia e cirurgias cardíacas de grande porte. O cateterismo é fundamental para diagnosticar doenças coronarianas, como o infarto. “Precisamos trabalhar em sintonia, com os serviços ajustados de forma a garantir atendimento de qualidade para a população. Que este seminário seja o primeiro de muitos encontros em prol dos nossos pacientes”, destacou a diretora técnica do HRR, Dra. Manuella Amaral Faria.
“Queremos integrar os serviços de saúde e, para isso, precisamos ouvir as unidades, saber quais as limitações de cada uma e moldar o Protocolo de dor torácica à realidade da região. Será o protocolo do Vale do Ribeira”, afirmou o coordenador de Hemodinâmica do HRR, Dr. Cristiano Freitas de Souza. Segundo ele, o serviço iniciou em janeiro deste ano e já identificou algumas peculiaridades. “Verificamos um alto grau de doença coronariana na região, com pacientes jovens e lesões extensas, nem sempre com condições de tratamento”, revelou. De janeiro a setembro, o HRR realizou 630 cateterismos e 260 angioplastias (procedimento cirúrgico para desobstrução de artérias coronárias).
Um dos grandes desafios no atendimento a pacientes cardíacos são as distâncias dos municípios até os hospitais de referência, além da falta de acesso a diagnóstico rápido. Durante o seminário, os participantes debateram formas de minimizar as dificuldades, como a rápida comunicação entre os municípios e os hospitais, o protocolo de atendimento aos pacientes antes de serem encaminhados para tratamento no hospital de referência e o próprio fluxo de encaminhamento.  
O médico emergencista do HRR, Dr. Nelson Giampietro Serrano, ressaltou a importância do atendimento rápido e eficaz aos pacientes com infarto agudo do miocárdio com supra, abordando a forma de diagnóstico e o tratamento que deve ser iniciado já nas unidades de pronto atendimento para garantir a resistência do músculo cardíaco até que o procedimento adequado possa ser feito. Médico do NASF-Registro (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e representante do CRM, o Dr. João Batista Machado elogiou a iniciativa do HRR. “Quero parabenizar o Hospital Regional de Registro por propor essa parceria com os municípios. Precisamos realmente implantar esse fluxograma de atendimento aos pacientes cardiológicos”, afirmou. O médico Dr. Kassem Ali Hamad, do setor de planejamento da DRS-XII, também agradeceu ao HRR pela iniciativa do seminário. “A implantação desse hospital foi um grande ganho para a população do Vale do Ribeira”. 
O Seminário ainda contou com a participação do diretor técnico do HRLB/Consaúde de Pariquera-Açu  e representantes dos municípios de Registro, Itariri, Ilha Comprida, Iguape, Jacupiranga e Sete Barras. A abertura do encontro foi realizada pela diretora técnica do HRR, Dra. Manuella Amaral Faria, e pela coordenadora de Qualidade, enfermeira Tatiane Alves, que falou sobre o Núcleo Interno de Regulação (NIR).    
A diretora técnica do HRR, Dra. Manuella Amaral Faria, com participantes
do seminário
Evento foi uma oportunidade de aproximar as Unidades de Saúde 
 

Compartilhar

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito