Gerenciamento de riscos ganha aliados no HRRHRR

15 de abril de 2021
Por Mônica Bockor
Com apoio do setor da Qualidade e da equipe multidisciplinar, o HRR tem intensificado os cuidados em relação à gestão de risco, implantando medidas para fortalecer o atendimento assistencial aos pacientes. Além dos riscos de queda, alergia, lesão por pressão (LPP) e jejum, esta semana outras plaquinhas passaram a ser utilizadas pela enfermagem: prevenção de PAV (pneumonia associada à ventilação mecânica) e paciente em protocolo de extubação – ambas usadas especialmente na UTI Covid.
As plaquinhas, feitas pela Comunicação do hospital, são plastificadas e em formato e cores apropriadas para alertar os profissionais sobre os cuidados necessários com os pacientes intubados (PAV) e em protocolo de extubação (com restrição de dieta via oral).
Além das plaquinhas – colocadas ao lado do leito dos pacientes conforme a necessidade de cada um -, pacientes em jejum e com risco de queda, alergia ou LPP também usam pulseiras com cores diferentes para alertar os profissionais.
“O gerenciamento de riscos é fundamental para o controle e o monitoramento de riscos e eventos adversos, de forma sistemática e contínua, pois contribuem para a segurança e a saúde dos pacientes”, destaca a coordenadora da Qualidade do HRR, Tatiane Fernandes Alves.
Compartilhar