HRR emociona Coletivo Regional de HumanizaçãoHRR

12 de julho de 2019
Hospital apresentou estudo de caso durante reunião realizada no dia 5 de julho
Por Mônica Bockor
Representantes de hospitais e serviços de saúde do Vale do Ribeira se reuniram no auditório do HRR na manhã de sexta-feira, 5/07, para a reunião do Coletivo Regional de Humanização. Sediando pela primeira vez o encontro, o Hospital Regional de Registro emocionou os participantes ao relatar o estudo de caso dos gêmeos recém-nascidos que permaneceram internados na UTI Pediátrica.
A morte de um deles no dia 28 de maio abalou não só a família, como toda a equipe envolvida no atendimento, especialmente por ter sido o primeiro óbito na UTI Pediátrica do HRR. O trabalho de humanização começou logo com o acolhimento da família no momento da internação, pois a mãe biológica dos bebês enfrenta problemas com drogas e prostituição. O bebê deu entrada no HRR com quadro de bronquiolite aguda, insuficiência respiratória e miocardite viral. Oito dias depois, apesar de todo o esforço da equipe, o menino faleceu.
A mãe acolhedora das crianças, que já havia acolhido dois filhos da mesma mulher, recebeu todo o apoio da equipe multidisciplinar, inclusive psicológico e social. E o sofrimento em torno da morte do bebê também se transformou em comoção com a melhora do irmão e o incentivo à mãe acolhedora. Com apoio e orientação da equipe, ela conseguiu realizar o sonho de amamentar o bebê com o auxílio de uma sonda.
O caso dos gêmeos foi apresentado na reunião pela médica pediátrica Dra. Manuella Amaral Faria, pelo supervisor de Enfermagem, Reinaldo da Cruz Santos Junior, assistente social Eliane Ribeiro Alves Lima Moreira, psicóloga Juliana de Souza Villanova, a nutricionista Sandra Magali de Souza Durante e pela fisioterapeuta Michele Rodrigues. Cada um falou da abordagem utilizada no atendimento e no tratamento do pequeno L.B.
Presente na reunião, a articuladora do Núcleo Técnico de Humanização da Secretaria Estadual da Saúde, Dra. Cristiane Marchiori, elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar do HRR e abordou a importância do atendimento humanizado também para os profissionais de saúde. Antes do estudo de caso, a ouvidora do HRR, Rita Cássia de Freitas, falou sobre o plano de humanização do hospital, que atualmente conta com visita ampliada aos pacientes (das 10h às 20h), alta responsável e visita humanizada nas UTIs, com acompanhamento multiprofissional.
O encontro dos comitês de humanização reuniu representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS-12), Hospital São João (Registro), Hospital Regional Leopoldo Bevilacqua, Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e Rede Lucy Montoro (Pariquera-Açu). A abertura do evento contou com a participação do diretor executivo do HRR, Alexandre Durante, e do diretor técnico, Dr. Antonio Mauricio Matsuda.

Equipe do HRR que realizou a apresentação do estudo de caso

Articuladora do Núcleo Técnico de Humanização da SES-SP, Dra. Cristiane Marchiori,
também participou do evento
Compartilhar