HRR reúne representantes da saúde para discutir atendimento a pacientes cardíacosHRR

10 de outubro de 2019
Objetivo é implantar Protocolo de Dor Torácica e melhorar resposta de atendimento a casos cardíacos
Representantes do Departamento Regional de Saúde de Registro (DRS-XII), Conselho Regional de Medicina (CRM), Hospital Regional Leopoldo Bevilacqua (HRLB), Hospital São João e unidades de saúde dos municípios participaram do Seminário de Protocolo de Dor Torácica, realizado pelo Hospital Regional de Registro (HRR) na última sexta-feira, 4/10. O principal objetivo do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), gestor do Hospital, foi de aproximar e integrar o HRR junto às demais unidades de saúde da região, visando melhorar o atendimento a pacientes cardíacos.
Único Hospital do Vale do Ribeira com serviço de Hemodinâmica, o HRR realiza exames de cateterismo, procedimento de angioplastia e cirurgias cardíacas de grande porte. O cateterismo é fundamental para diagnosticar doenças coronarianas, como o infarto. “Precisamos trabalhar em sintonia, com os serviços ajustados de forma a garantir atendimento de qualidade para a população. Que este seminário seja o primeiro de muitos encontros em prol dos nossos pacientes”, destacou a diretora técnica do HRR, Dra. Manuella Amaral Faria.
“Queremos integrar os serviços de saúde e, para isso, precisamos ouvir as unidades, saber quais as limitações de cada uma e moldar o Protocolo de dor torácica à realidade da região. Será o protocolo do Vale do Ribeira”, afirmou o coordenador de Hemodinâmica do HRR, Dr. Cristiano Freitas de Souza. Segundo ele, o serviço iniciou em janeiro deste ano e já identificou algumas peculiaridades. “Verificamos um alto grau de doença coronariana na região, com pacientes jovens e lesões extensas, nem sempre com condições de tratamento”, revelou. De janeiro a setembro, o HRR realizou 630 cateterismos e 260 angioplastias (procedimento cirúrgico para desobstrução de artérias coronárias).
Um dos grandes desafios no atendimento a pacientes cardíacos são as distâncias dos municípios até os hospitais de referência, além da falta de acesso a diagnóstico rápido. Durante o seminário, os participantes debateram formas de minimizar as dificuldades, como a rápida comunicação entre os municípios e os hospitais, o protocolo de atendimento aos pacientes antes de serem encaminhados para tratamento no hospital de referência e o próprio fluxo de encaminhamento.
O médico emergencista do HRR, Dr. Nelson Giampietro Serrano, ressaltou a importância do atendimento rápido e eficaz aos pacientes com infarto agudo do miocárdio com supra, abordando a forma de diagnóstico e o tratamento que deve ser iniciado já nas unidades de pronto atendimento para garantir a resistência do músculo cardíaco até que o procedimento adequado possa ser feito. Médico do NASF-Registro (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e representante do CRM, o Dr. João Batista Machado elogiou a iniciativa do HRR. “Quero parabenizar o Hospital Regional de Registro por propor essa parceria com os municípios. Precisamos realmente implantar esse fluxograma de atendimento aos pacientes cardiológicos”, afirmou. O médico Dr. Kassem Ali Hamad, do setor de planejamento da DRS-XII, também agradeceu ao HRR pela iniciativa do seminário. “A implantação desse hospital foi um grande ganho para a população do Vale do Ribeira”.
O Seminário ainda contou com a participação do diretor técnico do HRLB/Consaúde de Pariquera-Açu e representantes dos municípios de Registro, Itariri, Ilha Comprida, Iguape, Jacupiranga e Sete Barras. A abertura do encontro foi realizada pela diretora técnica do HRR, Dra. Manuella Amaral Faria, e pela coordenadora de Qualidade, enfermeira Tatiane Alves, que falou sobre o Núcleo Interno de Regulação (NIR).
A diretora técnica do HRR, Dra. Manuella Amaral Faria, com participantes
do seminário

Evento foi uma oportunidade de aproximar as Unidades de Saúde
Compartilhar
Notícias destacadas
Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.
Aceito