Tags

Janeiro Branco: Cuidar da mente é cuidar bem da vidaHRR

16 de janeiro de 2020

Criada no Brasil em janeiro de 2014, a Campanha Janeiro Branco aproveita esse período de início de ano – que normalmente inspira novos planos – para incentivar mudanças de comportamento e a adoção de uma postura mais positiva em relação à vida. A medicina entende, afinal, que as emoções afetam diretamente a qualidade de vida e o sistema imunológico, abrindo brecha para diversas doenças. 
“Muitos ainda têm preconceito em relação ao tema, porque associam os transtornos mentais à loucura. Além disso, é da nossa cultura achar que não podemos demonstrar fraqueza. Por conta disso, muitas pessoas demoram a buscar apoio e sofrem em silêncio”, observa a psicóloga do Hospital Regional de Registro (HRR), Juliana Villanova. Ela destaca que é preciso falar não só de tratamento, mas de prevenção aos transtornos mentais. “Ser forte não é ser duro, mas se entregar aos sentimentos e conseguir se reerguer. Nem todos conseguem associar os sentimentos de tristeza e ansiedade a situações que vivenciaram, por isso precisam de ajuda psicológica”, explica Juliana.
Para quem trabalha em hospitais e unidades de saúde, é praticamente impossível não se envolver com os problemas dos pacientes e familiares. “A empatia tem grande importância no cuidado com o outro e é necessário autoconhecimento e equilíbrio emocional para se envolver na medida certa. É preciso estar bem consigo mesmo para entender o que acontece com o paciente, se colocar no lugar dele e prestar um atendimento integral”, reforça a psicóloga. 
Não há receita para a felicidade, mas algumas atitudes podem contribuir para uma vida mais leve e menos estressante, inclusive no trabalho.
– Pratique o otimismo. Olhar para o lado positivo da vida é realmente bom. Os otimistas têm uma chance 35% menor de sofrer um ataque cardíaco ou derrame, são mais propensos a comer uma dieta saudável e se exercitar regularmente, têm sistemas imunológicos mais fortes; e até vivem mais.
– Seja voluntário. Estudos têm demonstrado que colocar o bem-estar dos outros antes do nosso, sem esperar nada em troca (ser altruísta), estimula os centros de recompensa do cérebro. Essas substâncias positivas inundam nosso sistema, produzindo uma espécie de “ajuda química”. 
– Seja grato. Ouvimos muito sobre os benefícios da gratidão e isso é apoiado pela ciência: contar nossas “bênçãos” nos protege contra a ansiedade e a depressão e aumenta o otimismo. 
– Reforce as conexões sociais. As pessoas que são mais socialmente conectadas à família, aos amigos e à comunidade são mais felizes, são fisicamente mais saudáveis e vivem mais do que as pessoas que são menos bem conectadas. E você não precisa estar em um relacionamento comprometido ou ter muitos amigos para obter esse benefício. É a qualidade do relacionamento que importa.
– Tenha objetivos. Encontrar um senso de propósito contribui muito para o bem-estar e uma vida mais longa e feliz.
Palestra motivacional
No HRR, a campanha Janeiro Branco será marcado pela palestra motivacional “EquilibradaMente – Mente e coração na mesma sintonia”. O tema será abordado pelo professor do SENAC-Registro, Edson Bezerra Lima, na sexta-feira, 24/01, às 15h, no auditório. As inscrições devem ser feitas na Qualidade, até o dia 19/01. 

Compartilhar

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito