Tags

Setembro Verde e Amarelo: Ações conscientizam colaboradores sobre doação de órgãos e prevenção ao suicídio

29 de setembro de 2022

Por Mônica Bockor

Neste mês de setembro, duas campanhas abordaram temas relevantes junto aos colaboradores do Hospital Regional de Registro (HRR): Setembro Verde, que reforça a importância da doação de órgãos, e o Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio. Desde o início do mês,  fundos de tela dos computadores da Unidade foram usados para divulgar informações sobre a doação de órgãos. A estratégia de comunicação incluiu também mensagens por e-mail e cartazes.

A iniciativa foi da Comissão Interna Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), com o objetivo de esclarecer dúvidas comuns sobre a doação de órgãos, como quem pode doar, como funciona o protocolo de morte encefálica, quais órgãos podem ser doados e como ser doador. “Atualmente não é necessário deixar por escrito a vontade de doar os órgãos. O mais importante é comunicar a família e os amigos deste desejo, pois pela legislação atual todos podem ser doadores, desde que a família autorize a retirada dos órgãos. Por isso, é muito importante que os familiares saibam da opção de doar”, explica a médica coordenadora da UTI, Dra. Maria Fernanda Leme, que também coordena a CIHDOTT.

Nos dias 27, 28 e 29/09, vasinhos de plantas foram entregues aos colaboradores como forma de celebrar o Dia Nacional do Doador de Órgãos (27/09). “As plantas representam o renascimento, a nova chance de vida aos que recebem os órgãos”, exemplifica Dra. Maria Fernanda. Os 300 vasinhos com suculetas e cactus foram doados ao Hospital especialmente para a ação do Setembro Verde.

 

Setembro Amarelo

A Campanha de Prevenção ao Suicídio foi proposta pelo Grupo de Trabalho de Humanização do HRR, que realizou diálogos in loco com as equipes. Os colaboradores receberam orientações sobre como reconhecer alguém que precisa de ajuda, fatores de risco e dicas de como ajudar quem está com a saúde mental abalada. Além disso, o panfleto informativo também traz opções de atendimento psicológico pelo SUS na região e online, como o Programa Autoestima da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (autoestima.sp.gov.br) e o Centro de Valorização da Vida (CVV) que atende pelo telefone 188.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito