TO e fono implantam método de comunicação alternativaHRR

11 de junho de 2021
Por Mônica Bockor
Em mais um trabalho conjunto, os setores de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional do HRR implantaram um novo método de comunicação alternativa, com o objetivo de melhorar a troca de informações entre pacientes e profissionais de saúde. Nos dias 27 e 28 de maio, as equipes das UTIs Adulto, Pediátrica e Covid passaram por treinamento para aplicar a comunicação alternativa.
O treinamento abordou também o prontuário afetivo, implantado nas UTIs e enfermarias Covid e pediátrica, com apresentação e orientações sobre o uso das ferramentas nos setores. A comunicação alternativa tem como objetivo reduzir a frustração dos pacientes que não conseguem se comunicar verbalmente com a equipe multidisciplinar, facilitando o atendimento de suas necessidades básicas e desejos. Uma forma também de humanizar o atendimento, já que o paciente sente-se valorizado e acolhido.
Após a implantação, os setores de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional receberam como devolutiva relatos de experiências positivas na utilização das estratégias para os cuidados da rotina hospitalar.
O Dr. Roberto Fernandes da Silva, bucomaxilo do HRR, foi o primeiro a utilizar o método de comunicação alternativa e aprovou a iniciativa. “Utilizamos com um paciente da UTI, polimatrauma, com várias fraturas nos ossos da face e traqueostomizado, com muita dificuldade de se comunicar. Foi uma experiência muito satisfatória, pois o método visual ajuda o paciente a demonstrar de forma prática como está se sentindo, contribuindo com a evolução médica”, relata Dr. Roberto.
As chamadas pranchas hospitalares contêm letras, números, figuras e palavras chaves como silêncio, comer, beber, frio, calor, bem, mal, chamar médico, além de um desenho do corpo humano com escala de dor.
Compartilhar