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Matriciamento: Programa desenvolvido no AME Pariquera ajuda a racionalizar tempo de atendimento e recursos no Vale do Ribeira

10 de junho de 2024

O Programa de Matriciamento, monitorado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) em conjunto com o DRS XII, é uma iniciativa inovadora que envolve 15 municípios do Vale do Ribeira. Este programa estabelece uma forma colaborativa de produzir saúde, com a participação de equipes de diferentes áreas.

No AME Pariquera-Açu, o programa é conduzido pela Dra. Maria Fernanda Leme e pela enfermeira Maibi Luz, com apoio de diversos profissionais. Juntos, realizam projetos que abordam melhorias identificadas por meio de diagnósticos situacionais e visam melhorar indicadores regionais como perda primária e absenteísmo. As atividades incluem suporte técnico e administrativo, articulações com os municípios, programas internos de regulação, alertas de pacientes com alterações em exames, discussões de casos clínicos, visitas domiciliares, treinamentos e elaboração de protocolos e guias de encaminhamento.

Os principais beneficiados são os usuários do SUS e a rede do SUS, abrangendo atenção primária, secundária e terciária nos municípios de Barra do Turvo, Cajati, Cananeia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras.

O matriciamento otimiza o tempo de atendimento dos pacientes, uma vez a que equipe elaborou uma guia de encaminhamento para as especialidades atendidas pelo AME Pariquera-Açu. Assim, existe a possibilidade de diagnósticos mais rápidos e de melhoria dos indicadores de absenteísmo e perda primária.

Além disso, suas ações racionalizam os recursos da rede pública e promovem a educação permanente para a rede de atenção primária. Seu diferencial está na retaguarda especializada de assistência e no apoio institucional, proporcionando uma ferramenta de transformação não apenas para o processo de saúde e doença, mas para toda a realidade das equipes e comunidades envolvidas.

O programa conta com o apoio da Diretoria Técnica, Gerência Geral Administrativa, Comissão Interna de Humanização, Supervisão de Atendimento, Equipe multidisciplinar, Enfermagem e Call Center.

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