Tags

Você não está sozinho

15 de setembro de 2020

Texto: Talita Araújo
Desesperança, desespero e desamparo devem ser levados a sério. Esses sentimentos são característicos de pessoas que podem estar pensando em colocar um fim a própria vida. O assunto se tornou tão relevante que, na última quinta-feira (10), foi o Dia Mundial de Combate ao Suicídio. No Brasil, a data tem o apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM).
A pessoa que pode vir a apresentar a vontade de se suicidar apresenta alguns sinais. “É possível observar mudanças no comportamento, como: alteração de humor de forma significativa. Ela fica melancólica, com desesperança, tristeza, angústia, pessimismo. Também acaba falando muito em relação a morte. Demonstra algumas alterações de comportamento como agressividade, impulsividade”, explica a psicóloga do AME, Paula Zanchin.
São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para diminuir esses números a prevenção é a principal ferramenta .
É importante cuidar dos próprios sentimentos e ter um olhar diferente para com o familiar ou mesmo um colega de trabalho. “No caso de um amigo se possível procure a família para uma conversa e pontue alguns sinais. Com muita delicadeza ofereça ajuda a pessoa. E fale como é importante buscar uma ajuda profissional. Pode-se buscar ajuda também pelas plataformas online como do CVV”, pontua Paula. Estas ações são fundamentais para que a mensagem “Você não está sozinho”, tema da campanha deste mês no AME, chegue para quem mais precisa.
Colaboradores participam das ações do Setembro Amarelo
A participação de todos os colaboradores da unidade é importante para que a conscientização e combate ao suicídio tenham um alcance ainda maior. O setor de Gestão de Pessoas preparou ações voltadas ao Setembro Amarelo.
A fita amarela é o símbolo de adesão à campanha. Todos os colaboradores receberam uma fita para utilizar durante o mês. O Espaço dos colaboradores está com um ambiente especial.
“Com a missão de valorizar vidas, neste mês de setembro montamos no puxadinho a árvore do pensamento positivo, onde todos poderão colher uma mensagem feita com muito carinho para alegrar o dia. E com a ideia de fazermos uma corrente do amor, fizemos uma caixinha repleta de corações para que cada um possa demonstrar seu carinho pelo colega de trabalho” conta Aline Mendonça, supervisora de Gestão de Pessoas. Gestos simples, mas que podem mudar o dia de alguém.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito