Tags

AME destaca a importância da higienização das mãos

15 de fevereiro de 2019

Como forma de aumentar a adesão à prática adequada de higiene das mãospelos colaboradores do AME, o SCIRAS (Serviço de Controle de InfecçãoRelacionada à Assistência à Saúde), juntamente com a Comunicação, desenvolveuuma campanha motivacional, com objetivo reforçar a segurança dos pacientes ecolaboradores. Para isso, uma arte foi criada e colocada como papel de paredede todos os computadores, mostrando a importância de higienizar as mãos deforma correta. O AME disponibiliza 90 dispensers de sabão e80 dispensers de álcool espuma, em locais estratégicos, o quefavorece ainda mais a prática.  A higienização das mãos é reconhecidamundialmente como uma medida primária e mais importante no controle deinfecções relacionadas a assistência à saúde. Por este motivo, tem sidoconsiderada como um dos pilares da prevenção e controle de infecções dentro dosserviços de saúde. Higienizar as mãos auxilia na prevenção e redução dasinfecções causadas pelas transmissões cruzadas, além de remover a sujidade,suor, oleosidade, pelos, células descamativas e da microbiota da pele.Atente-se para as dicas de quando higienizar as mãos: ao iniciar o turno detrabalho; antes de preparar medicamentos e realizar procedimentos assépticos;após contato com superfícies próximas ao paciente; antes e após a utilização deluvas; antes e após contato com o paciente; entre procedimentos em sítiosdiferentes num mesmo paciente; entre o contato com pacientes diferentes; antese após comer, beber, preparar alimentos; após usar sanitários, tossir, espirrare sempre que achar necessário.

Veja na ilustração abaixo o passo a passo da higienização com álcool. Nahigiene com água e sabão, mantêm os mesmos passos, contudo deve-se secar asmãos com papel toalha após o enxágue com água.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito