Tags

AME realizou mais de 1000 colonoscopias este ano

25 de setembro de 2020

Texto: Talita Araújo

O AME realizou mais de 1000 colonoscopias entre janeiro e setembro deste ano. O exame de imagem investiga as alterações ao longo do intestino grosso e no final do intestino delgado e possibilita a retirada de tecido para biópsia e a realização de procedimentos, como a remoção de pólipos intestinais. É um importante recurso na detecção das doenças do intestinal, como: retocolite, Doença de Crohn, tumores intestinais, pólipos, tuberculose intestinal, câncer colorretal e de intestino, entre outras.
A equipe da unidade responsável pela realização do exame é composta por médicos endoscopistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Segundo o endoscopista, Dr. Ernesto Shigueru Teshima, “após o preparo com laxante, o exame demora de 10 a 15 minutos. Caso encontremos lesões podemos fazer a biópsia. Os pólipos são lesões que com o decorrer dos anos podem se tornar malignos, dependendo do pólipo. Quanto mais precocemente se fizer o exame, conseguimos detectar os pólipos e retirar para evitar a evolução para tumor”.
Setembro é o mês de conscientização sobre o câncer colorretal e de intestino. Promovida pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) tem como objetivo informar a população sobre a importância de realizar ações preventivas contra a doença como, por exemplo, o exame de colonoscopia. De acordo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que surjam 40.990 novos casos por ano. Este tipo de câncer é o segundo mais incidente em homens e mulheres.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito