Tags

AME SJC realiza treinamento sobre Medicamentos de Alta Vigilância (MAV)

21 de setembro de 2022

Por Aline Campos

Medicamentos de Alta Vigilância (MAV) foi o tema do treinamento realizado no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de São José dos Campos, durante as programações do Setembro Laranja que aconteceram nas unidades geridas pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG).

O tema enfatizado esse ano foi a 3ª Meta Internacional de Segurança do Paciente: Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos.

“Escolhemos trabalhar o tema ‘medicamentos de alta vigilância’ porque eles são os que apresentam o maior risco na utilização e administração e, no AME SJC, temos um controle específico, diferenciado e efetivo desses medicamentos”, afirma Aline Mari Yudo Kawabata, coordenadora de farmácia do AME SJC.

Integrar todos os colaboradores nesse treinamento foi um dos objetivos dos profissionais farmacêuticos da unidade, visando a atenção para os riscos que esses medicamentos representam.

“É muito importante que a unidade faça esse treinamento abrangendo todos os setores. No geral, a equipe de enfermagem conhece bem os procedimentos de manejo de medicamentos. Mas existem setores como higienização e limpeza, por exemplo, que têm acesso às salas logo após a finalização de um procedimento e, ao visualizarem um medicamento de etiqueta vermelha, ter o conhecimento sobre o que se trata é um diferencial para que possam sinalizar à equipe responsável os riscos que esses medicamentos apresentam”, afirma Aline Kawabata.

Além de atentar as equipes do AME para segurança no manejo de medicamentos de alta vigilância e trazer ao conhecimento dos colaboradores os procedimentos específicos trabalhados na unidade, o treinamento também serviu como fonte de informação e de esclarecimento de dúvidas sobre riscos, dosagem, manipulação e uso de medicamentos.

“Os colaboradores trouxeram dúvidas gerais do dia a dia com relação principalmente a uso de medicamentos. Acredito que despertamos a atenção deles não somente para o tema abordado, mas também para o cuidado geral no que diz respeito a medicamentos”, afirma a farmacêutica Camila dos Santos Castro Oliveira.

O assistente social, Benito Cunha, acredita que o treinamento é de extrema relevância para todos os setores da unidade.

“Saber identificar e ter conhecimento sobre esses medicamentos é de muita relevância para todos os setores, principalmente porque podemos ser abordados por um paciente e nesse caso ter acesso à informação significa poder orientar de forma correta”, afirmou Cunha.

Para a coordenadora de farmácia do AME SJC, é importante a equipe rever de tempos em tempos todos os critérios e metodologias que são implantadas na unidade para garantir que os processos tenham a segurança esperada.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito