Tags

Câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens no Brasil

20 de novembro de 2020

Por Talita Araújo
 
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). É uma doença com evolução silenciosa, principalmente em sua fase inicial. Muitos homens não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Por isso, todos os anos é realizada a campanha de conscientização sobre o câncer de próstata chamada Novembro Azul.
“O principal fator de risco para o câncer de próstata é a idade. Quanto maior a idade, maior é o risco de se ter. Outro fator associado é o histórico familiar, ou seja, quando outros familiares como pai e irmãos tiveram câncer de próstata o risco é maior. A obesidade e o tabagismo também estão associados, embora em uma proporção muito menor do que de outros cânceres, também colaboram para um maior risco de câncer de próstata”, explica o urologista do AME, Dr. Matheus Neves R. da Silva.
A biópsia de próstata deve ser realizada sempre que houver uma alteração no exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico), e que persista após esse PSA ser repetido e serem afastadas outras causas como, por exemplo, infecção. Outra possibilidade é se for detectada alguma alteração suspeita no exame de toque retal. “Somente através da biópsia é possível confirmar ou destacar o câncer de próstata. Quando existe a suspeita a realização da biópsia é imperativa para poder ser realizado um diagnóstico preferencialmente precoce e assim aumentar a chance de cura por meio do tratamento”, completa o Dr. Matheus. Se cuidar também é coisa de homem.
Números AME. O AME neste ano, de janeiro a outubro, realizou mais de 840 biópsias de próstata e ultrapassou o número de exames realizados em todo o ano de 2019, que foi 750.
Colaboradores vestem azul em apoio a campanha de conscientização
O AME realizou ações de conscientização sobre o câncer de próstata e que fazem parte do Novembro Azul. No último dia 17 de novembro, os colaboradores vestiram azul para colaborar com as iniciativas da unidade. Laços comemorativos foram distribuídos aos colaboradores com um chiclete e a fachada foi iluminada na cor azul.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito