Tags

Evento realizado pelo AME capacita profissionais da Atenção Básica de Caçapava e Santa Branca

23 de junho de 2021

Por Talita Araújo

Com foco na capacitação de profissionais da Atenção Básica dos municípios atendidos, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de São José dos Campos realizou o evento “Matriciamento: Educação Continuada”. O encontro online reuniu mais de 70 pessoas no último dia 02.

Um dos principais objetivos do evento foi divulgar o “Manual de encaminhamento da Atenção Básica para o AME”, que possui informações essenciais para o correto envio de pacientes de especialidades, como: endocrinologia pediátrica, mastologia, obstetrícia (gestação de alto risco), oftalmologia e urologia.

Foram abordados assuntos relacionados aos cânceres de mama e próstata, reflexo vermelho (ou teste do olhinho) para detecção precoce de patologias oculares congênitas em bebês, medicação de alto custo, entre outros.

Participaram das oito horas de treinamento gestores da Saúde, os setores de regulação, os gerentes e as equipes assistenciais (médicos e enfermeiros) da Atenção Básica de Caçapava e Santa Branca. Também assistiram as orientações as representantes do DRS XVII (Departamento Regional de Saúde), responsável pela região do Vale do Paraíba.

Para a enfermeira Nazaré Siqueira, integrante da equipe de Matriciamento, que dá apoio técnico-pedagógico em áreas específicas às equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações básicas de saúde para a população, essa também foi uma oportunidade de “aproximar e estreitar as relações entre os colaboradores da Atenção Básica, médicos especialistas e enfermeiros da unidade”.

Além das orientações dadas pelos especialistas do AME, os participantes receberam capacitação em protocolo de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) pela Boehringer e em protocolo de ICC (Insuficiência Cardíaca Crônica) pela Novartis. Os profissionais da assistência de Igaratá, Jacareí e Paraibuna também tiveram a oportunidade de acompanhar as orientações das farmacêuticas.

“A partir desse evento, esperamos alcançar uma maior assertividade nos encaminhamentos ao AME e melhor aproveitamento das vagas disponíveis para cada município, bem como a garantia do acesso e da qualidade do atendimento aos pacientes”, finaliza Nazaré.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito