Tags

Exame Bera com sedação é realizado pela primeira vez na unidade

23 de março de 2021

Por Talita Araújo

Pela primeira vez, o exame de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (Peate), ou Bera, com sedação foi realizada no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de São José dos Campos. O procedimento foi feito em crianças com dificuldades em realizar o exame sem sedação.

O Bera tem o objetivo de examinar a integridade das vias auditivas, desde a orelha interna até o encéfalo. A equipe responsável pelos procedimentos é composta por fonoaudióloga, anestesista, enfermeira e técnica de enfermagem.

“O exame com sedação é realizado em crianças e adultos que não conseguem fazer de forma tradicional, em que deve ficar deitado, com olhos fechados e sonolento. São geralmente crianças agitadas ou com alguma outra condição como, por exemplo, autismo. Leva em média uma hora”, explica a fonoaudióloga Carolina Arantes Pereira.

Eletrodos são colocados na testa e atrás das orelhas para se estímulos auditivos sejam feitos. Assim os potenciais auditivos são avaliados. Com base neste exame, é possível determinar se existe ou não perda auditiva – e caso haja, se ela está relacionada com lesões na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico.

“Com ele é possível emitir um laudo para que o médico possa fazer um diagnóstico sobre a patologia da criança. É importante para reabilitação do paciente e para se verificar a necessidade de utilização de aparelho auditivo ou implantes”, finaliza Carolina.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito