Tags

Linha de Sífilis Congênita do AME SJC é apresentada para equipes de Atenção Básica do Município de Paraibuna

15 de março de 2024

Por Aline Campos

A Equipe de Matriciamento do Ambulatório Médico de Especialidades de São José dos Campos (AME), esteve presente na manhã do dia 13 de março no Teatro Ana Zito, no município de Paraibuna para apresentar à equipe de saúde local o planejamento do matriciamento para o ano de 2024, o que inclui a Linha de Cuidados de Sífilis Congênita implementada no AMESJC.
O evento contou com a participação de profissionais de saúde do município de Paraibuna, entre eles líderes, médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. Representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS 17) também estiveram presentes.
De acordo com Martha Bizarria, enfermeira responsável pelo matriciamento do AME, o objetivo do encontro é orientar como serão feitos os atendimentos aos bebês e crianças com sífilis congênita, passando pelo diagnóstico, tratamento, acompanhamento até o momento da alta do acompanhamento com o especialista.
“Nossa intenção é que as equipes da Atenção Básica dos municípios tomem conhecimento e sejam orientados sobre o funcionamento da linha de cuidados de sífilis congênita do AME SJC, para que a assistência seja iniciada o mais breve possível, quando ainda é considerada adequada e precoce, e que as crianças que necessitam de cuidados tenham seu tratamento iniciado com rapidez”, afirma Martha.
De acordo com a enfermeira, ainda há uma questão social importante atrelada à Sífilis Congênita. “O grande diferencial é que a linha foi desenhada com a intenção de que a criança tenha acesso a todas as especialidades médicas e exames em poucas vindas ao AME, o que diminui a quantidade de deslocamentos e favorece a adesão e continuidade ao tratamento”, disse.
Além de falar da linha de cuidados, a equipe também reforçou a questão da orientação aos pacientes no preparo de alguns exames, já que o preparo inadequado gera um grande índice de cancelamento.
“Precisamos atuar ativamente junto aos municípios para que nossos objetivos sejam alcançados. Apenas estreitando os laços e a comunicação poderemos ajudar efetivamente os pacientes da região e prestar um serviço adequado à realidade da nossa população, afirmou a supervisora de enfermagem do AMESJC, Camila von Jakitsch.

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito