Tags

Pacientes do Vale do Paraíba são beneficiados com mamógrafo de última geração

29 de março de 2022

Por Talita Araújo

Diagnósticos de câncer de mama, com alta precisão e agilidade são oferecidos no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de São José dos Campos por meio do novo mamógrafo de última geração adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP). O equipamento possui capacidade para realizar mais de 4 mil exames por ano, beneficiando pacientes dos municípios de São José dos Campos, Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna e Santa Branca.

A unidade iniciou os exames com o novo mamógrafo em fevereiro e já realizou cerca de 260 mamografias. “É um exame de rastreamento, fundamental no diagnóstico do câncer de mama nos estágios iniciais, ainda antes de provocar qualquer sintoma. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é recomendado que todas as mulheres entre 50 e 69 anos façam pelo menos uma mamografia a cada 2 anos. Com o novo mamógrafo poderemos realizar uma média de 500 exames por mês, com atendimentos com hora marcada em vagas do sistema CROSS, disponibilizadas pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) aos municípios da região”, afirma o diretor técnico da unidade, Dr. Altacyr Pinaffo Dalla Bernardina.

O agendamento de exames no AME ocorre após encaminhamento médico pela Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o paciente faz acompanhamento e agendamento pela prefeitura da cidade de sua residência, de acordo com a disponibilidade de vagas ofertadas pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS).

O novo mamógrafo utiliza tomossíntese, técnica considerada “padrão ouro” de rastreamento e avaliação mamária. Viabiliza a visualização tridimensional (3D) da mama e oferece ao médico uma série de imagens em “fatias” bem finas, permitindo melhor análise e reduzindo falsos positivos.

Sobre o AME

O Ambulatório Médico de Especialidades de São José dos Campos é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, gerido em parceria com o Instituto Sócrates Guanaes.  Está localizado na Avenida Engenheiro Francisco José Longo, 925, no Jardim São Dimas, em São José dos Campos.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito