Tags

SCIRAS promove patrulha da higienização das mãos

26 de maio de 2023

Por Aline Campos

MTB 53.283-SP

O Ambulatório Médico de Especialidades de São José dos Campos (AME), por meio do Serviço de Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde (SCIRAS), realizou nos dias 04 e 05 de maio a Patrulha da Higienização. O objetivo da ação foi visitar os setores críticos da unidade para verificação do uso correto de álcool gel e sabão.

Os colaboradores tiveram a oportunidade de assistir ao treinamento, e em seguida puderam demonstrar os cuidados realizados nos setores com relação a higiene das mãos.

“Eu acredito que essa é uma iniciativa muito importante, afinal, a nossa atenção enquanto profissionais de saúde com a lavagem das mãos é essencial para os cuidados com paciente e com nossa equipe para que não haja infecção cruzada”, afirmou Elias Silva, Técnico de Enfermagem.

Para a enfermeira, Elisabete Castro, o treinamento em vídeo sobre higienização das mãos ainda que protagonizado por uma criança, teve efeito bem positivo de conscientização dos profissionais da unidade.

“Tivemos a oportunidade de avaliar de perto a higienização, e verificar que a técnica tem sido executada de maneira correta nas áreas críticas”, afirmou a enfermeira que também avaliou a ação em toda a unidade. “Foi muito positivo, e temos certeza de que o conhecimento transmitido a todos será uma ferramenta para que possam ser multiplicadores em casa e no trabalho”, completou.

 

Em vídeo entrevista, colaboradores aprendem a lavar as mãos da maneira correta

Ensinar a lavar as mãos pode parecer aprendizagem para crianças, mas aqui no AME SJC a equipe apoiou muito a iniciativa e, no Dia Mundial de Higienização das Mãos todos entendemos o quanto é importante fazer a nossa parte para garantir um ambiente de saúde e livre de bactérias para a segurança de nossos pacientes e da nossa equipe.

“Nossa intenção é incentivar os colaboradores sobre a higienização das mãos, uma ação indispensável no ambiente de saúde”, afirmou a enfermeira Elisabete Castro.

O treinamento teve a participação de pelo menos 70% dos colaboradores.

Vídeo entrevista – O treinamento dos colaboradores foi preparado com muito carinho. Por meio de uma entrevista para a repórter mirim, Júlia Rabelo, a infectologista Marta Ramalho, alertou sobre a importância da higienização correta das mãos, principalmente em ambientes de saúde. “Foi muito interessante fazer essa entrevista com a Júlia porque sempre precisamos encontrar novas maneiras de nos comunicar com o público que queremos que são os profissionais da saúde e, do ponto de vista pedagógico, nada melhor do que conversar com as crianças que acabam sendo as pessoas que ensinam os adultos de uma certa forma. Ter esse contato com a Júlia foi prazeroso, produtivo e gerou um trabalho de alta qualidade”, afirmou a médica.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito