Tags

Unidades ISG comemoram o Outubro Rosa com criatividade e consciência

31 de outubro de 2018

Por VerônicaRichardelli

O escritório do Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em São Paulo e todas as unidades hospitalares geridas pelo Instituto promoveram ações em comemoração ao Outubro Rosa. O movimento surgiu na década de 1990, em Nova Iorque, e ganhou adesão no Brasil a partir da década de 2000, quando instituições adotaram a cor rosa em suas ações, como um motivador de campanhas concentradas no mês para alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O Hospital Regional de Registro aproveitou o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama – 19 de outubro – para alertar os colaboradores sobre prevenção. As enfermeiras Deise Mary e Cristina Aparecida ministraram a palestra “Orientações sobre o autoexame e a saúde da mulher”, enfatizando a importância das ações preventivas e esclarecendo dúvidas. Ao final da palestra, as participantes receberam ímãs de geladeira e marca-páginas em alusão à data. As lembrancinhas foram feitas pela própria equipe de enfermagem. 

Em Goiânia, o Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-sol) promoveu uma ação com o objetivo de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o diagnóstico e desmistificar conceitos em relação à doença. Foi realizada uma brincadeira em que os colaboradores deveriam responder se as afirmações a respeito da doença eram mitos ou verdades. Além disso, panfletos e materiais explicativos foram distribuídos e os colaboradores vestiram a camisa com a cor símbolo, em adesão à campanha.

No Hospital de Doenças Tropicais (HDT) as atividades aconteceram no dia 30/10, quando as equipes usaram a cor símbolo da campanha e tiveram um cardápio especial no refeitório, com almoço e sobremesa preparados especialmente para a data.

No Hospital Regional de São José dos Campos e no AME SJC, os colaboradores vestiram rosa em apoio à campanha. O AME promoveu ainda, no dia 19 de outubro, uma palestracom a mastologista da unidade, Dra. Caroline Magalhães, e divulgou vídeosinformativos.

O Hospital Regional de Itanhaém realizou atividades voltadas para o público interno ressaltando a importância da prevenção do câncer de mama e do colo do útero e cuidados para assegurar a saúde feminina. Foram ministradas palestras sobre os temas nutrição e saúde da mulher, aspectos psicológicos do câncer de mama, autoexame, medicina preventiva e empoderamento feminino. E ainda, coletas para exame preventivo (Papanicolau) das colaboradoras do hospital e ações para aumentar a autoestima e o bem-estar, como corte de cabelo, dicas de maquiagem, limpeza de pele, design de sobrancelhas, massagem e aula de dança do ventre.

No Hospital Estadual Azevedo Lima, além do uso da cor rosa no dia 19, colaboradores da Maternidade usaram uma camisa personalizada durante um dos plantões e promoveram homenagem à enfermeira Giselle Brito Freitas, em tratamento da doença. As pacientes do setor receberam orientações sobre a importância da amamentação para a prevenção ao câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de bons hábitos como praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar. E, claro, visitas periódicas ao médico para realização dos exames é muito importante.

Todos no clima do Outubro Rosa no escritório do ISG em São Paulo. 

Equipe Hospital Regional de Itanhaém

Equipe Hospital Regional de Registro

Equipe Ceap-Sol

Equipe Azevedo Lima

Equipe São José dos Campos

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito