Tags

A voz do colaborador

25 de setembro de 2017

Uma equipe só obtém êxito em suas atividades quando todos osseus membros estão em sintonia. Uma unidade de saúde é composta porprofissionais das mais diversas áreas, sejam elas administrativas, técnicas ouoperacionais. Quando se entende a importância de cada profissional para aexecução das atividades é que se percebe o real sentido do ‘todo’. O InstitutoSócrates Guanaes (ISG) tem como umade suas principais missões norteadoras, formar gente pra cuidar de gente.Quando cada colaborador se sente importante no processo, independente da funçãoque ele execute, a tendência de que ele produza com excelência sua atividadeaumenta de maneira exponencial.

Como no dia a dia lidamos com vida, na área da saúde o prazerdo colaborador é automaticamente revertido em uma melhor assistência prestada,o que impacta diretamente na melhoria dos cuidados aos nossos pacientes.Pensando desta forma, a diretoria geral do Hospital de Doenças Tropicais dr.Anuar Auad (HDT/HAA) e Condomínio Solidariedade (CS) criou o programa: “A Diretoria quer ouvir você”. Voltadopara fortalecer o relacionamento com todos os membros das equipes de suasunidades, o programa prevê diversas atividades que aproximarão a diretoria doscolaboradores, que passarão a ter um canal de comunicação fixo, onde poderãoexpor suas necessidades de melhoria, críticas, sugestões, elogios e etc.

A intenção com isso, é promover um ambiente ainda mais participativoonde cada colaborador tenha voz de maneira efetiva. Uma sugestão apresentadapor algum colaborador por exemplo, pode ser acatada e culminar com a alteraçãoem um processo que irá impactar todos os colaboradores da unidade. Comoprimeira ação do programa, a diretora geral, Aline Oliveira, visitou na últimaquarta-feira, 20 de setembro, as alas A e C do HDT/HAA, como Chefe Secreta.

Na ocasião, Aline se vestiu de técnica de enfermagem e foi inloco conhecer como funciona no turnonoturno a rotina das enfermeiras e técnicas de enfermagem. Durante a ação, elapôde presenciar as dificuldades enfrentadas pelas equipes e entender ainda maisacerca do processo de assistência. Segundo Aline, a intenção em todos osmomentos foi perceber como o HDT/HAA é visto pelos colaboradores do noturno, oque poderá auxiliar em um maior apoio a eles: “Em momento algum realizei essaação tentando encontrar erros em processos ou em pessoas. Nossa intenção aqui éaplicar as práticas de gestão do ISG, e entender como os colaboradores do turnonoturno vêem o HDT/HAA e quais as principais necessidades deles. É de sumaimportância que cada um entenda sua relevância à unidade. Pude perceber oquanto essa equipe é comprometida e esforçada, e nossa intenção é trazerpraticidade a esse projeto, dando respostas práticas às sugestões que ouvimos”,disse.

Daesquerda para a direita: As técnicas de enfermagem, Nilza Maria e Maria LúciaBento, a diretora geral do HDT/HAA, Aline Oliveira e a enfermeira TerezinhaPereira Batista.

Da esquerda para a direita: as técnicas de enfermagem ElianeJosé e Conceição de Lima, a diretora geral do HDT/HAA, Aline Oliveira, aenfermeira, Milena Soares e a técnica de enfermagem, Kelly Cristini.

Aline reforça que essa ação é apenas uma entre as várias queserão executadas no projeto “A Diretoriaquer ouvir você”: “Essa ação de hoje é apenas o pontapé inicial de umprojeto maior que engloba novas ações de aproximação com os colaboradores.Precisamos mostrar a cada um dentro da unidade o quanto são importantes. Nãomediremos esforços para que todos aqui se sintam abraçados e membros efetivosde nosso time”, afirmou.

A enfermeira da Ala A, Terezinha Pereira Batista, que estavade plantão no momento da ação realizada, disse que ficou surpresa com todo o ocorrido:“Fomos pegas de surpresa quando Aline nos revelou que ao invés de técnica deenfermagem ela é na verdade a diretora geral do hospital. Antes nunca havíamosrecebido a visita de um diretor aqui no turno noturno e isso nos deixou muitofelizes. É muito importante que essa aproximação realmente aconteça e que gerefrutos de conhecimento e relacionamento. Isso proporcionará uma unidade comcolaboradores mais preparados e satisfeitos com a nossa missão de salvar vidas”,disse.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito