Tags

Formando gente pra cuidar de gente: HDT forma nova turma de residentes multiprofissionais

25 de fevereiro de 2022

Por Igor Guimarães

Na manhã da última quinta-feira (24/2), o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), reforçou seu papel de destaque enquanto unidade formadora de profissionais através de um ensino qualificado e eficiente com a formatura da turma de Residentes do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde – Atenção Clínica Especializada, Modalidade Multiprofissional, Área de concentração em Infectologia.  Ao todo, 09 Residentes concluíram a formação, totalizando 94, desde a primeira turma em 2013.

A solenidade foi realizada no auditório da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (SESG).

Participaram da mesa de abertura da cerimônia a coordenadora dos programas de Residência Multiprofissional da Secretaria do Estado de Goiás e representante da superintendência da Escola de Saúde de Goiás – ESG/SES-GO, Letícia de Souza Pereira; a tutora da área de farmácia, representante dos tutores do Programa de Residência Multiprofissional, Maysa de Oliveira; a representante da direção do Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros – LACEN-GO, Edna Joana Cláudio Manrique; o diretor geral do HDT, Bruno Almeida; a diretora técnica do HDT, Dra. Karine Borges de Medeiros e a coordenadora da comissão da Residência Multiprofissional do HDT e do Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros – LACEN-GO, Lucélia Silva Duarte.

Em seu discurso, Lucélia Duarte celebrou a conquista dos formandos. “Nós da COREMU reconhecemos a profundidade do esforço que a residência exigiu na vida de cada um de vocês. Essa equipe de formandos viveu, do início ao fim da residência, processos muito desafiadores e terminam esta etapa visualizando, espero, a vitória sobre todos eles”, disse.

A coordenadora do COREMU do HDT também destacou: “O dia a dia vivido durante todo o processo de Residência os credencia a ir ao mercado de trabalho com uma maturidade excepcional, podendo prestar uma assistência extremamente alinhada às necessidades da nossa população”, pontuou.

Para a fisioterapeuta Déborah Nayhara Cunha Lopes, formanda oradora da turma, a formatura traz um misto de sentimentos.

“Tivemos uma experiência extremamente enriquecedora durante todo o período de Residência. Enfrentamos de frente o começo e o ápice da pandemia, uma carga horária exaustiva, diversas demandas teóricas e práticas que, de alguma forma, nos moldaram como profissionais muito mais completos do que éramos quando iniciamos. Sou muito grata a tudo o que vivi e sei, com toda a humildade, que eu e minha turma estamos prontos para prestar o melhor serviço possível em nossas áreas de formação”, disse.

A diretora técnica do HDT, Dra. Karine Borges de Medeiros, aproveitou a oportunidade para reforçar o papel da unidade enquanto formadora histórica de novos profissionais.

“O HDT, desde sua fundação, tem desempenhado um papel de extremo protagonismo na formação de profissionais médicos e multiprofissionais qualificados. A formatura de mais uma turma de Residentes reforça nossa missão e nos dá ainda mais fôlego para continuar formando gente para cuidar de gente”, finalizou a diretora.

Programa de residência na unidade :

O HDT tem dois programas de Residência em área profissional da saúde, concentração em infectologia: Um na modalidade médica: Infectologia, Dermatologia e Infecto-pediatria e o outro na modalidade multiprofissional: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito