Tags

HDT/HAA investe em inclusão social

24 de janeiro de 2017

Com o compromisso firmado de desenvolver ações sociais que beneficiem a comunidade, o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) desenvolve desde 2015 em todas as unidades geridas pelo Instituto, o programa “Seja Mais Você”. Voltado para a inclusão e capacitação de profissionais com os mais diversos tipos de deficiência, o programa tem gerado vagas nas unidades geridas pelo ISG nos estados do Rio de Janeiro e Goiás. Em Goiânia, o Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT/HAA), há quase cinco anos sob gestão do ISG, tem contribuido diretamente com a geração de novas vagas.

Atualmente, o hospital possui 13 portadores de deficiência em seu quadro de funcionários. Mas, a intenção é ampliar ainda mais esse número, de forma a contribuir ainda mais para a construção de uma sociedade justa e igualitária. A faturista Luana Lustosa, que tem o membro inferior direito amputado, trabalha há três anos e meio no HDT/HAA, e entende que essa ação é muito positiva. “Tive a oportunidade de trabalhar no HDT e em pouco mais de um ano fui promovida. Sinto que sou vista pelo meu desempenho, habilidade e inteligência”, pontua. “Somos valorizados como ser humano e profissional”, acrescenta Luana.

Segundo a assessora de Recursos Humanos do hospital, Priscila Barcelos, o programa “Seja Mais Você” foi um grande passo para garantir mais dignidade às pessoas com deficiência. “Cabe a todos nós lutarmos para que a inclusão social seja uma realidade no Brasil”, ressalta. De acordo com a diretora geral Aline Oliveira, o hospital procura entender as necessidades dessas pessoas, conhecer o potencial de cada um para que sejam locados no setor que tenham maior empatia. De acordo com ela, a atuação desses profissionais serve de exemplo para todos. “Convivendo com quem enfrenta algumas dificuldades, a equipe se sente motivada e com o impulso de colaboração maior”, ressalta a diretora.

Crescimento:

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, cresceu em 2015, 5,75% em relação a 2014. Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) 2015, divulgada pelo MTE, 403,2 mil pessoas com deficiência atuam formalmente no mercado de trabalho, correspondendo a 0,84% do total dos vínculos empregatícios. Ao analisarmos a participação dos colaboradores com esse perfil no total de postos, percebemos o quanto programas como o “Seja Mais Você” são importantes para equilibrar a discrepância que existe no mercado, visto que ainda segundo o MTE, quase 24% da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito