Tags

HDT/HAA promove curso sobre Núcleo Interno de Regulação

23 de março de 2017

Na tarde da últimasegunda-feira, 20 de março, o Hospital de Doenças Tropicais dr. AnuarAuad (HDT/HAA), por meio doNúcleo Interno de Regulação (NIR), realizou a abertura do curso “Acesso aServiços Hospitalares e Entendendo a Regulação enquanto NIR”, no auditório daunidade. O curso segue diariamente até 24 de março (sexta-feira), entre as 14he 18h.

A palestra deabertura foi ministrada pelas representantes da coordenação geral dos NúcleosInternos de Regulação da Superintendência de Acesso a Serviços Hospitalares eAmbulatoriais (Suprass), da Secretaria Estadual da Saúde (SES-GO), enfermeiraMarina S. Mota e psicóloga Kátia Débora, com o tema “Entendendo a Regulação comVista ao acesso e seus princípios norteadores”. Elas explicaram que as mudançasrealizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ao longo de sua implantação eaprimoramento da gestão, gerou como desafio a necessidade de estruturar asações de regulação, controle e avaliação no âmbito SUS, no sentido de garantira organização das redes e fluxos assistenciais.

No primeiro dia doevento, a diretora geral Aline Oliveira deu as boas vindas aosparticipantes e salientou a importância da capacitação. “Por meio dessecurso, o hospital tem o cuidado de levar um maior entendimento sobre ofuncionamento da unidade como um todo, bem como preparar melhor nossoscolaboradores”, destacou. A coordenadora do NIR do HDT/HAA, Maria RitaA. de Freitas, agradeceu os presentes por atenderem ao chamado de conhecer umpouco mais sobre o processo de regulação e convidou a todos para umaparticipação ativa. “Essa semana queremos todos os participantes não somentecomo ouvintes, mas que tenham uma presença participativa, que possam perguntare esclarecer todas as suas dúvidas”, reforçou a coordenadora. Segundo acolaboradora Daiane de Castro, este evento “é uma ótima oportunidade deconhecer e entender melhor como funciona a regulação”, afirmou.

Funcionamento daRegulação:

A gestão plena dasvagas é de responsabilidade da Regulação do Município, que utiliza a estruturados hospitais estaduais para suprir a demanda das internações, principalmenterelacionados às Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O Núcleo deInternação e Regulação (NIR) do HDT/HAA gerencia internamente os leitos  da unidade,monitorizando os pacientes desde sua chegada na emergência até sua alta,passando por todas as mudanças ocorridas dentro do próprio hospital, visandoorganizar o fluxo do paciente. O NIR tem como objetivo monitorar econsequentemente ter controle dos leitos da unidade por meio dos índices deocupação hospitalar, tempo médio de permanência (TMP), rotatividade no leito ouíndice de renovação e intervalo de substituição.

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito