Tags

HDT/HAA realiza a II Jornada de Psicologia Hospitalar

29 de agosto de 2016

Para celebrar o Dia do Psicólogo,comemorado dia 27 de agosto, o Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad(HDT/HAA), unidade gerida pelo ISG em Goiânia, em parceria com o ConselhoRegional de Psicologia,  realizou nos dias 25 e 26 de Agosto, a II Jornadade Psicologia Hospitalar, com o tema “Psicologia Hospitalar e infectologia:Formação e Prática”.  Cerca de 350 pessoas, em sua maioriaprofissionais e estudantes de psicologia, compareceram na noite deabertura do evento que aconteceu no auditório da UNIP.

A mesa diretivafoi composta pela diretora geral do HDT/HAA, Anamaria Arruda; diretora deEnsino e Pesquisa do hospital, Ledice Inácia; professora de psicologia da UNIP,Patrícia Philadelpho; coordenadora do Centro de PsicologiaAplicada da UNIP, Analice S. A. Vinhal de Carvalho; representante do ConselhoRegional de Psicologia, Handersenn Shouzo Abe e a coordenadora do evento e doSetor de Psicologia do HDT/HAA,Andrea Silva.

Durante ospronunciamentos, todos ressaltaram a importância do evento, em discutir o papeldo psicólogo no ambiente hospitalar, principalmente em uma unidade de saúdereferência em doenças infecciosas. Agradeceram as parcerias firmadas e tambémao público presente, que atendeu a chamada para conhecer um pouco mais sobre apsicologia hospitalar.

A conferência deabertura ficou a cargo da profa. Lenise Santana Borges – da PontíficiaUniversidade Católica (PUC-GO), com o tema: “A Aids em perspectiva: memóriasrevisitadas de uma aprendiz a psicologia”. Em sua explanação, ela relembrou dosanos 80, quando foi implantado o serviço de psicologia no HDT. Destacou otrabalho desenvolvido e que vem dando bons frutos. Para Lenise o evento é ummarco, principalmente porque o início do serviço de psicologia no hospital foimuito difícil. “A aids era uma  doença envolta a muito preconceito. Tudofoi sendo construído a partir do convívio com os pacientes”, explica apsicóloga.

O evento que temcomo objetivo o compartilhamento de experiências e informações, também contoucom a realização de minicursos, mesas redondas e apresentação e avaliação depôsteres.

De acordo com adiretora geral, Anamaria Arruda, a II Jornada de Psicologia do  HDT/HAA éuma grande conquista para toda equipe envolvida. “Isso vem mostrar o tanto quea equipe dentro da unidade tem trabalhado na perspectiva que juntos somos maisfortes. É crescimento tanto para nossa equipe como para quem vem buscar nossaexperiência e quem ganha somos todos nós”, ressalta a diretora. Para a coordenadora do evento, a psicóloga  Andrea Silva, atualmente, oPsicólogo Hospitalar vem atuando sistematicamente nas instituições de saúde,empregando  sua atividade, promovendo melhor qualidade de vida aospacientes e familiares.   “Essa segunda edição da jornada tem comofoco a prática do psicólogo no HDT/HAA, enfocando seus desafios, avanços e o saber psicológico reproduzidonesse processo”, conclui Andrea.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito