Tags

HDT/HAA recebe médico referência nacional em cirurgia pediátrica

21 de fevereiro de 2017

O cirurgião pediátricoZacharias Calil, consagrado no meio médico comoreferência em cirurgias de separação de gêmeos siameses, esteve no Hospital de Doenças Tropicais Dr. AnuarAuad (HDT/HAA) no último sábado (18 de fevereiro) para realizar umatraqueostomia e uma gastrostomia em uma criança de três meses. A paciente, queé do município de Rio Verde, está internada na Unidade de Terapia Intensiva(UTI) pediátrica do hospital desde novembro de 2016 e necessitava dosprocedimentos cirúrgicos para ter um pouco mais de conforto e tranquilidadepara respirar e se alimentar. 

A cirurgia, realizada no centro cirúrgico da unidade, durou cerca de uma hora e meia e contou ainda com o auxílio do cirúrgião plásticoRogério Hamu, integrante da equipe  de Calil,e também com a colaboração de enfermeiros e técnicos de Enfermagem do setor. Segundo Zacharias, receber um chamado do HDT/HAA foi uma surpresa positiva. “Recebium telefonema pedindo que nós fizéssemos esse procedimento e fiquei lisonjeado,pois havia muitos anos que eu não vinha ao HDT. Na minha época de acadêmico deMedicina, fiz um estágio aqui no hospital e ao entrar por esses corredores relembreida época em que começava minha atuação como médico. Fico muito feliz em voltar agorapara ajudar diretamente na recuperação de um paciente”, salientou o médico.

Procedimentos- A traqueostomiaéuma cirurgia que, por meio da colocação de uma cânula na traqueia, estabeleceuma via para manter a respiração adequada da criança. A gastrostomia consiste na criação de umorifício artificial externo no estômago para alimentação e suporte nutricional,quando há impossibilidade ou perigo de usar a via normal.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito