Tags

HDT inicia implantação de Estratégia Multimodal de Higienização das Mãos da OMS

20 de novembro de 2017

As infecções relacionadas à assistência à saúde (IrAS) constituem doença grave e têm um impacto econômico significativo nos pacientes e sistemas de saúde em todo o mundo. No entanto, a boa e correta higiene das mãos no momento certo e da maneira certa, pode salvar vidas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu a Estratégia Multimodal para melhoria da Higiene das Mãos em Serviços de Saúde para auxiliá-los a melhorar a higiene das mãos e assim reduzir as IrAS. Um guia de Implementação foi elaborado e está divulgado no site da OMS e da ANVISA.
A estratégia descrita no Guia de Implementação é projetada para uso em qualquer estabelecimento de saúde, independentemente do nível de recursos ou do fato de o estabelecimento já estar implementando quaisquer iniciativas de higiene das mãos. Com a intenção de sempre proporcionar o uso das melhores práticas difundidas em todo o mundo, o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) tem trabalhado com o foco na melhoria constante dos processos praticados em suas unidades e por isso, apoia a estratégia.
Pensando desta forma, a equipe do Serviço de Vigilância em Saúde (SVS) do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Drº Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto em Goiânia, está implantando a Estratégia Multimodal de Higienização das Mãos. Com a intenção de provocar envolvimento e mudança de comportamento em cada um dos colaboradores da unidade no que se refere às práticas corretas de higienização das mãos, o uso da estratégia multimodal reduzirá globalmente as IrAS.
Infectologista do SCIH do HDT, Drª Luciana Pineli, apresenta a estratégia aos supervisores e coordenadores da unidade.
Segundo dados da OMS, a adesão à higiene das mãos é menor que 40% nas unidades de saúde, e partindo do pressuposto que justamente as mãos são o ‘veículo’ mais comum de transmissão de patógenos relacionados à IrAS, essa discussão é algo que diretamente pode proporcionar mais vidas salvas.
A estratégia é chamada de multimodal por prever vários componentes e fases de aplicação que somados proporcionariam um ambiente ainda mais seguro a todos que passam pela unidade, sejam colaboradores, acompanhantes, visitantes e claro, pacientes. Com o foco na segurança do paciente, a estratégia tem os seguintes componentes: 1 – mudança de sistema; 2- capacitação; 3- avaliação e feedback; 4- lembretes no local de trabalho; 5-clima de segurança institucional.
Segundo a médica infectologista do SCIH do HDT, Luciana Pineli que está à frente da implantação, o projeto já está a pleno vapor: “Para que todo o processo fosse feito da melhor forma possível, foi dividido de modo que proporcionasse o andamento natural de suas etapas. Em um primeiro momento, toda a equipe do SCIH da unidade foi capacitada. Logo depois, apresentamos a proposta à alta gestão, que representada pela diretora geral da unidade, Aline Oliveira, a recebeu com todo o apoio necessário. Posteriormente, em reunião de gestores, apresentamos as definições a todas as demais lideranças da unidade. A partir daí, iniciaremos de maneira efetiva os trabalhos do Comitê de implantação que é composto por colaboradores da equipe multiprofissional”, disse.
Ainda segundo Luciana Pineli, um dos pontos mais relevantes dessa atuação é a observância dos resultados práticos que ela pode proporcionar: “É muito gratificante poder perceber a médio prazo que, se todas essas propostas apresentadas forem efetivamente trabalhadas e abraçadas por toda a equipe, poderão culminar diretamente com vidas salvas, e isso nos motiva a trabalhar de maneira ainda mais incansável para o sucesso da proposta”, finalizou.
Segundo a diretora geral da unidade, Aline Oliveira, o apoio da alta gestão será total e irrestrito: “O ISG tem como um de seus princípios norteadores, salvar vidas. Projetos como esse nos possibilitam de maneira direta que isso aconteça e em momento algum faltará da alta gestão apoio para que todas as suas fases sejam completamente aplicadas. Dia a dia temos muitos desafios a enfrentar, mas a certeza de que estamos proporcionando uma saúde de mais qualidade aos nossos pacientes é o que nos motiva cada vez mais”, disse. 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito