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HDT moderniza seu Sistema de Prontuário Eletrônico

9 de fevereiro de 2018

Promover saúde eficiente e de qualidade nos dias atuais é comtoda certeza um dos principais desafios que uma unidade de saúde pode ter. Emtempos de recessão financeira e instabilidades nos cenários políticos e atémesmo social, as unidades que conseguem ser eficientes se destacam. O método degestão praticado nas unidades de saúde geridas pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) tem permitido que esse destaqueseja ainda mais evidente.

Na tardedo dia 29 de janeiro de 2018, uma ação evidenciou essa prática eficiente noHospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade geridapelo ISG em Goiânia. O sistema de prontuário eletrônico da unidade foiatualizado para o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP 2) e passou a oferecerdiversas melhorias para o corpo assistencial.

Com acapacidade de reunir em um único local todas as informações clínicas eassistenciais de todos os atendimentos dos pacientes, simplificando oarmazenamento de dados, o PEP garante a segurança dos dados e simplifica a rotinados profissionais de saúde e equipe de enfermagem. O programa também disponibilizaas informações em tempo real podendo ser acessado de qualquer lugar,garantindo, ao hospital, qualidade e eficiência no atendimento ao paciente.

O PEP 2é a mais recente versão do sistema de prontuário eletrônico do paciente econsiste na ferramenta que possibilita a informatização do registro deinformações da assistência. Segundo o coordenador do Setor de Tecnologia daInformação (TI), Guilherme Barbosa, o processo de atualização do sistema éresultado de muito planejamento e organização da equipe: “Desde o início do anode 2017, trabalhamos junto à diretoria no sentido de viabilizar essaatualização que possibilita grande melhora nos processos. O primeiro passo foialcançar a regularidade financeira junto à MV, o que viabilizou a retomada dosuporte e o início dos trâmites de instalação e adequação da aplicação noprimeiro semestre de 2017. A partir daí, realizamos diversas atividades como: Desenvolvimentoda Sistematização de Assistência de Enfermagem (SAE), configuração dos perfispor especialidade, parametrização do sistema, capacitação Multidisciplinar,dentre outras”, disse.

Seguindoesse planejamento à risca foi possível que o sistema entrasse em produção dia 29de janeiro, à 15:30min, motivando diversos feedbackspositivos da equipe. No dia 30 de janeiro, aconteceu a entrega simbólica dosistema aos médicos preceptores, residentes e equipe multiprofissional. O coordenadordo programa de residência em infectologia, Dr.Alexandre Costa, comemorou anotícia: “Ficamos muito lisonjeados com todo o empenho da diretoria em promovermelhorias para o nosso dia a dia. A nova versão do sistema nos permitirá umaassistência mais ágil e qualificada aos nossos pacientes”, pontuou.

Adiretora geral da unidade, Aline Oliveira, ressalta que o sucesso desta ação éfruto de um método de gestão focado em planejamento: “Planejamento, controle eorganização são premissas básicas das nossas ações. O ISG por meio de seusuperintendente técnico-científico, André Guanaes, tem tentado ao máximotrabalhar desta forma em suas unidades. O principal motivo para garantir aeficiência na gestão hospitalar é conseguir manter os serviços na mais altaqualidade, dentro dos recursos devidamente disponíveis para eles”, disse.

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