HDT promove ações em prol do Dezembro Laranja, alertando sobre o câncer de pele
12 de dezembro de 2023
Ações visam conscientizar pacientes e colaboradores à respeito da doença.
Por Suyanne Dias
O Hospital Estadual de Doenças Tropicais (HDT), unidade do Governo de Goiás sob a gestão do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), realizou, na última quarta-feira, uma série de atividades em comemoração ao Dezembro Laranja, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de pele.
A iniciativa, promovida pelo Projeto Acolher, teve como objetivo disseminar informações relevantes para a promoção da saúde dos pacientes e acompanhantes presentes no ambulatório da unidade hospitalar. Além disso, profissionais de todas as áreas do hospital foram convidados a participar de uma palestra sobre o tema, visando orientar e sensibilizar as equipes para essa questão crucial.
A Dra. Nayana Chaves Aveiro, médica dermatologista e Coordenadora da Residência Médica em Dermatologia do HDT, conduziu um bate-papo esclarecedor com os pacientes e uma palestra informativa para os colaboradores. Durante a apresentação, abordou os principais sinais de alerta e as medidas preventivas contra o câncer de pele.
“A primeira medida é saber identificar as lesões suspeitas, que podem ser uma pinta que muda de cor ou forma, uma ferida persistente ou uma espinha que não cicatriza. Em caso de dúvida, é fundamental procurar um médico dermatologista para o diagnóstico adequado. O tratamento, na maioria das vezes, é cirúrgico”, destacou a Dra. Nayana.
A médica também ressaltou os números alarmantes no Brasil, onde o câncer de pele representa 33% de todos os diagnósticos dessa doença, com cerca de 185 mil novos casos registrados anualmente pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). O câncer de pele é originado pelo crescimento anormal e descontrolado das células cutâneas, sendo os diferentes tipos de câncer definidos de acordo com as camadas afetadas.
“A ênfase da campanha está na prevenção do câncer de pele. Portanto, é crucial evitar a exposição solar nos horários de pico, utilizar roupas e acessórios de proteção, como chapéus e óculos escuros, e aplicar sempre protetor solar”, concluiu a médica dermatologista.
Compartilhar