Tags

HDT promove treinamentos sobre as seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente

22 de abril de 2021

Por : Igor Guimarães

 

O setor de Gestão da Qualidade do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), tem realizado ações de conscientização e adesão aos protocolos de segurança do paciente. Iniciada com treinamento acerca da Prevenção de Lesão por Pressão, a estratégia de educação continuada que é realizada em parceria com a gerência de enfermagem, trará ainda, capacitações de todos os protocolos de segurança do paciente.

Segundo Keliene Fernandes, coordenadora do Núcleo Interno de Segurança do Paciente (NISP), o mês de abril foi o escolhido para o início das ações por ser o mês nacional da segurança do paciente. “Para conscientizar profissionais de saúde, gestores, pacientes e a sociedade como um todo sobre a importância da adoção de práticas de segurança dentro dos serviços de saúde, comemora-se nacionalmente em abril, o mês para ações de segurança. Iniciamos com o treinamento de Prevenção de Lesão por Pressão com nossa equipe e passaremos por todas as seis metas internacionais de segurança do paciente”, disse.

Durante a primeira ação, o enfermeiro Marlon Barreto se disse muito satisfeito com o conteúdo aplicado e reforçou que os usuários e pacientes do HDT são os maiores beneficiados com os treinamentos dos colaboradores. “Aqui no hospital, de maneira recorrente, recebemos capacitações e orientações acerca dos mais variados temas. Isso tem gerado uma qualificação constante da nossa equipe e claro, um preparo ainda mais adequado para a assistência aos nossos pacientes”, disse.

Metas Internacionais de Segurança do Paciente:

As metas de segurança do paciente por padrão internacional foram desenvolvidas em 2006 pela Joint Commission International (JCI). Essa entidade sem fins lucrativos é responsável pela acreditação de unidades de saúde nos Estados Unidos.

As metas estabelecidas pela JCI visam garantir as melhores práticas durante todo atendimento e se dividem em: Identificação correta do paciente; Comunicação efetiva; Segurança de medicamentos de alta vigilância; Assegurar segurança para cirurgias; Redução dos riscos de infecções associadas aos cuidados em saúde e Redução do risco de quedas e úlceras por pressão.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito