Tags

HDT promove X Semana de Controle de Infecção Hospitalar

7 de junho de 2018

O Hospital Estadual de DoençasTropicais dr. Anuar Auad (HDT), da SES – Governo de Goiás, gerido peloInstituto Sócrates Guanaes (ISG) desde 2012, por meio do seu Serviço deControle de Infecção Hospitalar (SCIH), realizou no último dia 30 de maio(quarta-feira) o encerramento da X Semana de Controle de Infecção Hospitalar daunidade. A ação, que teve como tema “Stop Infecção”, contou com duas etapas como objetivo de marcar o Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado em 5 demaio, e o Dia Nacional de Controle da Infecção Hospitalar, comemorado em 15 demaio. O objetivo foi alertar e conscientizar colaboradores, pacientes evisitantes sobre os riscos de transmissão de infecção em unidades de saúde, bemcomo a importância da lavagem correta das mãos.

Do dia 21 a 23 de maio, a programaçãocontou com abordagem nos setores, por meio de ações lúdicas e orientações sobrea importância de lavar as mãos. No dia 30 foi realizado o dia “D” da campanha,no auditório da unidade, com apresentação de teatro, dinâmica eletrônica e umshow com a Banda Constellation – composta por colaboradores do hospital, quecantaram paródias de músicas da atualidade, com letras sobre prevenção deinfecção hospitalar e higienização das mãos. 

Ações lúdicas têm sido cada vez maisutilizadas para disseminação de conteúdos.

 

A apresentação teatral contou com aparticipação de vários colaboradores e também de duas atrizes profissionais,que criaram e encenaram a fábula “Três pacotinhos e a Sepse”, mostrando a lutaconstante contra as infecções e o que é preciso fazer para controlar eerradica-las. A atriz e locutora Rosimeire Cavalcante participou pela primeiravez de um evento em um hospital. “Fiquei impressionada de ver o envolvimento detodos”, salientou. 

 “Achei muito interessante aapresentação das precauções que devemos ter no dia a dia, especialmente por tersido passada de uma de forma tão leve”, disse a colaboradora Vera Pais, queparticipou do evento. “A ação foi umaoportunidade de disseminar a importância do controle de infecções e levarconhecimento de forma divertida para mobilizar e estimular os profissionais dasaúde” salientou a coordenadora do Serviço de Vigilância em Saúde (SVS), ThaisYoshida. “O paciente, que é uma joia preciosa para sua família, é muitovaloroso para nós e nos cabe cuidar com todo carinho, amor e segurança. Épossível evitar a infecção com prevenções”, avaliou a coordenadora do SCIH,Patrícia Fátima Souza, que faz questão de compartilhar a missão do ISG: “Nóstrabalhamos focados em salvar vidas”.

As equipes multiprofissionais se unirampara reforçar a importância do controle de infecção na unidade.

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito