Tags

HDT recebe certificação ONA 2.

27 de setembro de 2018

O Hospital Estadual de DoençasTropicais dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo ISG em Goiânia, recebeuontem, 26 de setembro, após visita de educador do Instituto Brasileiro paraExcelência em Saúde (IBES), a certificação de Acreditado Pleno – Nível 2, daOrganização Nacional de Acreditação (ONA). A conquista significa que ohospital, além de atender aos critérios de segurança do paciente, tambémapresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plenacomunicação entre as equipes. Com o título, o HDT se torna o único hospitalespecialista em infectologia no país certificado como Acreditado Pleno.

A mudança de nível de acreditação dohospital foi confirmada após duas auditorias realizadas por avaliadoras doIBES, uma nos dias 22 e 23 de maio e, a segunda, em 26 de setembro. Durante asvisitas, os auditores avaliaram os processos de trabalho, estrutura física,sanitária, qualidade de atendimento, capacitação profissional, entre outros.Segundo a diretora geral da unidade, Aline Oliveira, a conquista é de extremaimportância. “Esse certificado coroa os esforços da equipe ISG/HDT em umagestão que trabalha incansavelmente em busca de novas ferramentas eimplementação de novos processos e serviços com o objetivo de proporcionarmelhorias contínuas na qualidade e segurança do paciente”, declara. O fundadore diretor-presidente do ISG, Dr. André Guanaes, adianta que a mais novacertificação fará com que o hospital intensifique os cuidados e trabalhos paraavançar ainda mais. “Essa conquista é motivo de muito orgulho para nós e servecomo combustível para trabalharmos de maneira cada vez mais incansável paraproporcionar, à nossa gente, uma saúde pública com cada vez mais eficiência etransparência”, afirma.

 HDT – Primeiro eúnico hospital de doenças infecciosas do Brasil com certificado ONA, Nível 1 -recebido em setembro de 2014, o HDT, fundado em 10 de janeiro de 1977, é umaunidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), referência notratamento de doenças infecciosas e dermatológicas. Presta atendimento eletivoe de emergência de Média e Alta Complexidade, devidamente referenciado pelosComplexos Reguladores Estadual/Municipal. É gerido, desde julho de 2012, pelaInstituto Sócrates Guanaes (ISG). Desde então, o HDT vem consolidando cada vezmais sua posição de referência junto à população.

Com uma visão humanizada, o HDTrealiza, em média, 3.700 atendimentos médicos emergenciais e ambulatoriais pormês, e cerca de 8 mil atendimentos multidisciplinares. O número médio decirurgias mensal é de 60 e, de internações 200. Desde o início da gestão doISG, em 2012, a média mensal de exames e diagnósticos saltou de 15 mil para 21mil em 2017. Focado em uma melhor assistência ao usuário, o hospital conseguiureduzir o tempo de internação do paciente. Em 2017, o tempo de internação daUTI adulto caiu de 14 dias para 9; da UTI pediátrica, de 15 para 11 dias; e daemergência, de 4 para 1. Com ações eficazes realizadas pelo Serviço de Controlede Infecção Hospitalar (SCIH), houve redução também nos números da densidade deinfecção. Na UTI adulto, de 50‰ para 15‰; e da UTI Pediátrica, de 28 ‰ para 11‰.

Título – A ONA é umaentidade não governamental, sem fins lucrativos, que certifica a qualidade doserviço de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Essa entidadetem por objetivo promover um processo constante de avaliação e aprimoramentonos serviços de saúde, tendo como foco a melhoria da qualidade da assistênciano país.

A diretora geral do HDT, Aline Oliveira, o fundador e diretor-presidente do ISG, Dr. André Guanaes 

e a coordenadora da qualidade, Flávia Valério, exibem orgulhosos o certificado ONA 2.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito