Tags

HDT utiliza atividades terapêuticas para reabilitação de pacientes

8 de maio de 2018

Por Igor Guimarães

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT), da SES – Governo de Goiás, gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) desde 2012, desenvolve um atendimento humanizado a seus pacientes, envolvendo toda a equipe multiprofissional da unidade. Dentre as especialidades fundamentais para a boa recuperação dos pacientes está o trabalho feito pelos fisioterapeutas. A realização de atividades terapêuticas, a fim de reduzir os efeitos negativos do imobilismo sobre os pacientes internados, é uma das formas de atuação dos profissionais fisioterapeutas que atuam na unidade hospitalar.

Pacientes que permanecem muito tempo acamados podem desenvolver fraqueza muscular generalizada, fato que ocorre principalmente entre os primeiros sete dias de restrição, podendo permanecer mesmo após dias de alta hospitalar. Para garantir que esses efeitos sejam minimizados e garantir a reabilitação, a mobilização precoce – que consiste em estimular de forma passiva, ativa ou ativa-assistida, a movimentação da pessoa acometida -, é utilizada pela fisioterapia. Nessa atuação, o profissional utiliza de técnicas manuais ou mecânicas, por meio de equipamentos para alcançar os melhores resultados.

No HDT, entre as várias técnicas  utilizadas, o cicloergômetro é uma das opções escolhidas com frequência pelos profissionais. O equipamento tem a função de trabalhar o movimento semelhante ao realizado em uma bicicleta e pode ser utilizado para movimentação e fortalecimento de membros superiores e membros inferiores.  De acordo com a coordenadora da Reabilitação, Fernanda Bernardes Lelis, esse tipo de tratamento é essencial. “Essa terapia utilizada em nossa UTI contribui para evitar a polineuropatia do doente crítico, o que é muito comum nesses pacientes de internação prolongada. Com isso, podemos reestabelecer sua capacidade funcional e proporcionar uma melhor funcionalidade em suas atividades laborais”, explica. 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito