Tags

HDT vence premiação do Projeto Paciente Seguro

18 de março de 2022

Por Igor Guimarães

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), participou entre os dias 15 e 17 de março, do evento do concurso “Usando a nossa criatividade para melhorar a assistência aos nossos pacientes”, promovido pelo PPS – Projeto Paciente Seguro, em parceria com o Hospital Moinho dos Ventos do Rio Grande do Sul, PROADI-SUS e Ministério da Saúde.

O evento que aconteceu de forma online contou com a participação de equipes de diversos hospitais que compõem o projeto. O HDT foi vencedor na categoria “Inovação”, apresentando o “Display de Mudança de Decúbito”.

A enfermeira supervisora da UTI adulto, Ana Paula Serrato, explicou com maiores detalhes a ação adotada pela unidade.

“O Time de Lesão por Pressão – formado por colaboradores da enfermagem e da fisioterapia – é responsável por desenvolver ações a fim de evitar danos que surgem na pele dos pacientes durante o seu tratamento e internação na unidade. Já contávamos aqui no hospital com algumas estratégias visuais de reforço aos colaboradores acerca do momento certo de mudar o decúbito dos pacientes. No entanto, percebemos que um alerta sonoro poderia ser incrementado. Nossa ferramenta adotada emite, de duas em duas horas, um sinal sonoro que tem a intenção de gerar a atenção dos colaboradores de forma auditiva. A partir do soar do alarme toda a equipe presente se mobiliza para mudar o decúbito do paciente”, disse.

A diretora técnica da unidade, Dra. Karine Borges de Medeiros, celebrou o reconhecimento obtido pela equipe e reforçou que, criatividade e inovação, fazem parte do “DNA” dos colaboradores do HDT.

“Ser reconhecido por práticas positivas é sempre muito importante. Temos aqui no HDT uma equipe extremamente criativa e pró-ativa. Esse reconhecimento é mais uma prova de que é possível sempre promover melhorias contínuas na saúde gastando-se pouco, associando economicidade com eficiência.”, finalizou a diretora.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito