Tags

ISG participa de projeto do Ministério da Saúde para melhorar a segurança do paciente

18 de dezembro de 2017

Por  Olenka Lasevitch

 

OInstituto Sócrates Guanaes – ISG participou da primeira Sessão deAprendizagem do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Únicode Saúde (PROADI-SUS) cujo tema foi a segurança do paciente. Dez colaboradoresde duas unidades: Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), em Niterói – RJ, eHospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia, estiveram em São Paulo nosdias 11, 12 e 13 de dezembro, compondo a equipe.

 

O projeto “Melhorandoa Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” faz parte do ProgramaNacional de Segurança do Paciente, cujo objetivo é contribuir para aqualificação do cuidado em saúde em todo o Brasil. Os hospitais incluídossão incentivados a promover um ambiente mais seguro e qualificar a gestão,alcançando o melhor controle sobre as seguintes infecções emUTI: pneumonias associadas a ventilação mecânica,  infecçõesrelacionadas ao cateter venoso e infecções urinárias associadas a cateterurinário. Estas são as infecções de maior mortalidade dentro de uma UTI, quepodem ser evitadas e que carregam um custo de saúde muito grande.

 

O PROADI-SUS éuma ação do Ministério da Saúde (MS) dirigida ao fortalecimento doSUS em parceria com os seguintes hospitais filantrópicos: Albert Einstein,Sírio Libanês, Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital do Coração,Oswaldo Cruz e Moinhos de Vento. O objetivo da parceria é a melhoria dascondições de saúde da população brasileira mediante transferência,desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas.

 

Fazem parteda equipe do ISG o Superintendente Administrativo, Terêncio Costa, o Assessorde Desospitalização, Antonio Duarte, a Diretora Geral do HDT, Aline Oliveira, aGerente Assistencial do HEAL, Katia Simões, os coordenadores do HEAL: DeboraFerreira (Qualidade), Marcia Peixoto (Ensino e Pesquisa) e Felipe Ribeiro(CTI),  e os coordenadores do HDT: Thaís Yoshida (Vigilância em Saúde),Stefane Arruda (Segurança do Paciente), Patrícia Fátima de Sousa (Controle deInfecção Hospitalar) e Patrícia Lisboa (Enfermagem UTI Adulto).

 

Para aDiretora Geral do HDT, Aline Oliveira, “O Instituto Sócrates Guanaes(ISG), tem difundido em todas as unidades que gere a cultura de segurança dopaciente, entendendo que esse esforço deve ser uma tarefa contínua. No HDT nãoé diferente! Somos reconhecidos como unidade que atende aos critérios desegurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectosestruturais e assistenciais, sendo consagrados como o primeiro e único hospitalreferência em infectologia do país a receber a acreditação ONA 1. Isso é frutodo envolvimento de todos os membros da equipe multiprofissional do hospital.Nosso foco é sempre salvar vidas e vamos fazer isso de maneira cada vez maissegura”

 

O CoordenadorMédico do CTI Adulto do Azevedo Lima, Dr.Felipe Ribeiro, ressaltou aoportunidade de fazer parte de um programa de controle de qualidade em saúdeque se faz valer da expertisedo Institute of HealthcareImprovement – IHI, que é o grande mentor deste projeto. “Essa éuma oportunidade de ouro para qualquer hospital, gestor ou chefe de serviço. OCTI do Azevedo Lima tem um capital humano singular: a melhor enfermagem e omelhor serviço de reabilitação entre os hospitais estaduais do Rio. Fomosescolhidos para participar do projeto devido aos nossos excelentes resultados no controle da mortalidade por infecção, que é uma das melhores doestado. Nossas práticas, inclusive, são compartilhadas com a SecretariaMunicipal de Saúde de Niterói.”

 

Para o Diretor Executivo do Azevedo Lima, Tiago Velloso, que também fazparte do grupo de trabalho doISG, “mesmo na crise estamos conseguindo entregar qualidade e sermoscomparados com os melhores e mais bem reconhecidos hospitais de todo opaís”. Tiago Velloso será o “patrocinador” do projeto na unidade Azevedo Lima, aquele que éresponsável por garantir que as ações aconteçam conforme está acordado. “Minhafunção é apoiar e, como executivo local, fazer com que aconteça de fato estecompromisso assumido”.

 

OSuperintendente Administrativo do ISG, Terêncio Costa, garante que é motivo deorgulho para o Instituto ter duas das unidades sob gestão escolhidas dentro deum universo de quase três mil hospitais públicos em todo o Brasil. “Provada eficiência da nossa ​missão ​​que tem como princípio a gestãode hospitais públicos, ​ promovendo saúde com espírito público eeficiência do privado. Esse projeto tem duração de 18 meses na primeirafase e objetiva reduzir a zero os índices de infecção hospitalar. Para oalcance desta meta é necessário que haja uma  mudança de cultura noshospitais e o ISG envidará todos os seus melhores esforços neste sentido.”

  

Da esquerda para a direita: Patrícia Fátima de Sousa (coordenadora deControle de Infecção Hospitalar/HDT); Felipe Ribeiro (coordenador do CTI/HEAL);Marcia Peixoto (Coordenadora de Ensino e Pesquisa/HEAL); a Diretora Geral doHDT, Aline Oliveira; o Superintendente Administrativo do ISG, Terêncio Costa;Deborah Ferreira (Coordenadora da Qualidade/HEAL); Stefane Arruda (coordenadorade Segurança do Paciente/HDT);  ThaísYoshida (coordenadora de Vigilância em Saúde/HDT); Katia Simões (gerente deEnfermagem/HEAL); e Patrícia Lisboa (coordenadora de Enfermagem UTIAdulto/HDT).

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito