Tags

Médica do HDT tem pesquisa publicada em revista internacional

9 de março de 2022

Por Igor Guimarães

Uma pesquisa que contou com a participação de uma médica dermatologista do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), foi aceita pela revista Europeia de Dermatologia Journal of The European Academy of Dermatology and Venerology (JEADV).

Desenvolvida pela dermatologista do HDT, Dra. Mayra Ianhez, em parceria com os médicos dermatologistas, Dr. Paulo Ricardo Criado, da faculdade de medicina do ABC de São Paulo e Dra. Paula Rocha, médica residente de dermatologia do HDT e pelo pesquisador, Hélio Miot, da Unesp, a pesquisa avaliou a relação entre uma doença dermatológica rara, chamada Pitiriase Rubra Pilar, com a vacinação contra a Covid-19.

“Tudo começou quando me deparei com o caso de um paciente com uma doença rara, chamada Pitiriase Rubra Pilar. O paciente havia se vacinado contra Covid-19 oito dias antes. Ao comentar o caso com o Dr. Paulo Ricardo Criado, médico dermatologista, ele me relatou que também tinha um paciente semelhante, com a mesma doença, desencadeada pela mesma vacina. Juntamos os dois casos e fizemos uma revisão de pesquisas pelo mundo na tentativa de descobrir se existiam casos semelhantes com as vacinas de Covid-19”, pontuou a dermatologista.

Como resultado da pesquisa, Dra. Mayra disse ter encontrado mais dados acerca da relação da doença com outras vacinas.

“A pesquisa apontou que já existiam quatro casos da doença sendo desencadeada por outras vacinas (antes mesmo da Covid-19), porém, com as vacinas de Covid-19 (diferentes entre si) já existiam cinco casos pelo mundo”, disse.

A médica do HDT faz questão de destacar que os casos somente são observados em pacientes com predisposição para o desenvolvimento da doença e que não há nenhuma indicação para que as pessoas deixem de se vacinar contra a Covid-19.

“Felizmente, nossos pacientes passam bem, em uso medicamento oral. É bom lembrar que, apesar do gatilho da doença ter como principal hipótese a vacina para Covid-19, nenhum de nós é contra a vacina. A Pitiriase Rubra Pilar é rara, ocorre geneticamente em indivíduos predispostos e, nesses casos, responde bem à medicação. Portanto, em hipótese alguma deixem de se vacinar”, reforçou a médica.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito