Tags

No Dia Mundial de Combate à Sepse, HDT promove ações para conscientizar pacientes e colaboradores.

14 de setembro de 2021

Por Igor Guimarães

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), promoveu, durante o dia de ontem (13), várias ações de conscientização sobre o Dia Mundial de Combate à Sepse.

Além da criação de um jogo inédito sobre o tema, que permitiu os colaboradores rememorarem, de forma interativa e online, os principais aspectos e características da doença, a médica infectologista, Dra. Andrea Spadeto, percorreu todos os setores assistenciais da unidade provocando discussões sobre a Sepse e, reforçando conceitos também ligados à Covid-19 e ao manejo de antimicrobianos.

Segundo Patrícia Fátima, coordenadora do setor de qualidade, que organizou a ação juntamente com a enfermeira Bruna Braga responsável pelo gerenciamento de protocolos na instituição, a intenção da mobilização foi conscientizar a equipe sobre o reconhecimento precoce dos sinais e sintomas de sepse e assim atingir uma melhora nos dados de morbidade e mortalidade por sepse.

“A mortalidade de sepse no Brasil está entre 65% a 70% dos casos. A média mundial está em torno de 30% a 40%, o que significa que o Brasil ainda possui uma elevada estatística de óbito. Ações como essa, visam, entre outras coisas, a alteração de cenário local para, conjuntamente a outras unidades, passarmos a obter uma significativa melhora nacional deste cenário”, disse.

Para o diretor geral da unidade, Bruno Almeida, além da importância assistencial, o envolvimento conjunto da equipe contra a Sepse também pode alcançar impactos financeiros.  “Nos setores públicos e privados, segundo dados do Ministério da Saúde, os gastos são elevadíssimos, mais de 18 bilhões de reais por ano no tratamento e no combate às complicações da doença. Por ser uma patologia que tem característica de alta letalidade, sua implicação financeira é significativa. Por isso nós estamos promovendo essas ações, para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce para inicio do tratamento”, reforçou o diretor.

O que é Sepse ?

De acordo com o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), a sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. Antigamente era conhecida como septicemia ou infecção no sangue, hoje é mais conhecida como infecção generalizada. Na verdade, não é a infecção que está em todos os locais do organismo. Por vezes, a infecção pode estar localizada em apenas um órgão, como por exemplo, o pulmão, mas provoca em todo o organismo uma resposta com inflamação numa tentativa de combater o agente da infecção.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito