Tags

Orçamento 2018 e Gestão de Custos

27 de abril de 2018

Saúde não tem preço, mas tem custo! Esse velho e conhecido ditado francês consegue de maneira sucinta definir a grande importância do domínio de uma unidade hospitalar no que se refere à questão financeira. O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em todos os seus anos de expertise na gestão hospitalar sempre primou pela eficiência, transparência, organização e qualidade da utilização dos recursos de seus contratos de gestão.
Atuando de maneira totalmente alinhada à pratica institucional, as equipes dos setores Financeiro / Custos e Controladoria do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo ISG em Goiânia, deu na manhã da última quarta-feira, 25 de abril, um grande exemplo de como lidar com os recursos financeiros da unidade e todos os meandros que os envolvem.
Durante reunião de gestores, realizada no auditório do hospital, todos os líderes das áreas assistenciais e administrativas receberam um material completo contendo todas as informações financeiras da unidade. Foi entregue o orçamento 2018 completo, contendo as suas premissas de elaboração, o próprio orçamento divido entre os doze meses do ano, definindo de maneira detalhada os itens de custeio, e, por fim, o acompanhamento orçamentário do mês de janeiro de 2018.
Dessa forma, a intenção é dar transparência no manejo das informações financeiras da unidade, de modo que todos os líderes possam ter entendimento acerca da real situação financeira e de todos os detalhes que a cercam. Segundo o coordenador do setor financeiro, Diego Rodrigues, empoderar cada líder torna o processo de entendimento dos gastos da unidade cada vez mais facilitado: “Temos em uma unidade hospitalar uma grande e vasta gama de itens de controle e despesa. Passar as informações de maneira detalhada para o gestor da área pode proporcionar a ele uma visão sistêmica e organizada da realidade financeira da nossa unidade, trazendo esse gestor ao papel de participante ativo na nossa tarefa de gerarmos economicidade sem perder qualidade”, disse.
Líderes das equipes assistenciais eadministrativas exibem orgulhosos o orçamento 2018.
Ainda durante a reunião, o setor de Custos do HDT também entregou a todos os presentes, o manual de Gestão de Custos da unidade, contendo todas as definições técnicas das atribuições e atuação do setor de Custos, bem como detalhamentos acerca dos centros de custos divididos por setor. Segundo Cleia Alves, supervisora do setor de Custos do HDT, a unidade tem passado por um processo gradativo de maturidade no que se refere ao desenvolvimento da cultura da gestão de custos, o que vislumbra as análises dos custos setoriais por cada gestor.
“Apresentei durante a reunião um slide que detalha o cronograma das ações do setor de custos no HDT. De certa forma, esse cronograma está entrelaçado com a mudança de gestão da unidade, pois foi a partir de janeiro de 2017, com a instalação de um novo modelo de reunião de gestores pela diretoria geral, que pudemos disseminar a cada líder como funciona de maneira detalhada o seu centro de custos e como isso pode impactar no todo. A partir do entendimento do líder, pudemos perceber que cada vez mais eles têm se interessado pelo assunto, nos procurando, tirando dúvidas e muitas vezes de maneira proativa, propondo formas de gerar economia. Com certeza esse é o caminho e podemos considerar que estamos andando a passos largos rumo ao processo de qualificação por cada líder na gestão dos custos de seu setor”, pontuou.
Ao lado da diretora geral da unidade,Aline Oliveira, as equipes dos setores Financeiro / Custos e Controladoria,comemoram o sucesso da reunião.
A diretora geral da unidade, Aline Oliveira, reforçou que o momento ocorrido durante a reunião de gestores foi um marco para o ISG, para a unidade e também para o processo de melhoria contínua pelo qual passa o HDT. “Com planejamento, organização e controle temos conseguido alcançar diversas melhorias em nossos processos que, mesmo de maneira indireta, culminam com uma unidade mais eficiente e preparada para a prestação de uma assistência qualificada. O HDT foi a primeira unidade do Instituto a construir seu orçamento anual, e tal fato proporciona inúmeros benefícios na gestão dos recursos públicos que gerimos com tanta responsabilidade. Estamos a 27 dias de receber a visita do IBES para avaliação da nossa certificação ONA e promover debates qualificados, construindo um material rico como esse que foi entregue aos gestores, nos direciona cada vez mais à organização e descentralização tão importantes na gestão de uma unidade hospitalar complexa como a nossa”, disse.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito