Tags

Profissionais do HDT participam de Encontro Brasileiro de Histoplasmose

17 de maio de 2022

Por Igor Guimarães

Nos últimos dias 13 e 14 de maio, foi realizado em Porto Alegre, o Encontro Brasileiro de Histoplasmose. Na ocasião estiveram presentes representando o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), a médica infectologista da unidade, Dra. Cássia Godoy e a assessora de pesquisa, Dra. Renata Soares.

O encontro reuniu especialistas, profissionais de saúde, pesquisadores, gestores públicos e representantes de importantes instituições e entidades de saúde de todo o mundo para abordar a Histoplasmose – doença causada pela inalação de esporos do fungo Histoplasma capsulatum, facilmente encontrado em itens orgânicos em decomposição, como fezes de pássaros e de morcegos.

Durante o evento, Dra. Cassia Godoy fez exposição acerca do tema: ‘Epidemiologia da Histoplasmose em Goiás’, e Dra Renata Soares coordenou as discussões da mesa: ‘Diagnósticos não baseados em cultura para fungos’.

Segundo a assessora de pesquisa do HDT, o evento foi uma oportunidade salutar de discutir essa doença que tem sido negligenciada nos últimos anos.

“Foram dois dias de palestras e inúmeras discussões resultando em encaminhamentos importantes para a melhoria do diagnóstico e enfrentamento da histoplasmose em pacientes imunocomprometidos, no intuito de reduzir a mortalidade e o impacto em saúde pública dessa micose endêmica em nosso país”, disse a pesquisadora.

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito