Tags

Projeto do Ministério da Saúde realiza primeira visita técnica no HDT

22 de setembro de 2021

Por Igor Guimarães

Na última semana, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), contou com a presença de enfermeiras do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, que vieram executar a primeira visita técnica do projeto “Paciente Seguro”, que tem como objetivo melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos localizados em 15 estados do Brasil, com base no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pelo Ministério da Saúde.

Em Goiás, o HDT foi uma das três unidades públicas de saúde selecionadas para participar do projeto.

Na ocasião, as enfermeiras Vanessa Mantovani e Kamyla Lameira, visitaram todas as unidades piloto e revisaram junto com as equipes integrantes do projeto os planos de ação e ferramentas de melhoria que estão sendo implantados na instituição.

Para Vanessa Mantovani, a visita possui um caráter prático na aplicação de estratégias de segurança do paciente. “Além de visitar todos os setores que estão envolvidos no projeto e conhecer um pouco mais da estrutura física e operacional da unidade, aproveitamos a oportunidade para ministrar uma oficina de aprendizagem para os times das unidades piloto de lesão por pressão, prevenção de quedas e higiene das mãos”, disse.

Vanessa complementa ainda os resultados iniciais já obtidos pelo HDT. “Criamos um quiz da segurança do paciente e disponibilizamos para a participação de todas as dezoito unidades de saúde públicas e privadas que participam do projeto. O HDT obteve o segundo lugar geral, sinal de que realmente estão no caminho certo”, celebrou.

Além dos membros da diretoria e das equipes assistenciais envolvidas no projeto, participaram como convidadas especiais da oficina de aprendizagem, Adriana Gomes Pereira, coordenadora estadual de Segurança do Paciente e Controle de Infecção e Zilah Cândida Pereira, coordenadora municipal de Segurança do Paciente e Controle de Infecção em Serviços de Saúde de Goiânia.

De acordo com Zilah Cândida, a experiência do HDT nas práticas de segurança do paciente credencia a unidade a expandir ainda mais sua atuação. “Historicamente o HDT é uma das unidades de saúde de Goiás que mais se destacam no quesito segurança do paciente. A participação em um projeto tão estruturado e objetivo como esse, credencia a unidade a se estabelecer ainda mais como referência”, pontuou.

Segundo Keliene Fernandes, biomédica responsável pelo Núcleo Interno de Segurança do Paciente (NISP) do HDT e líder do projeto na unidade, a equipe do hospital está totalmente engajada na participação efetiva no projeto.

“Momentos como esse, de troca de conhecimentos e aprendizados, são extremamente enriquecedores para nossa prática assistencial. A equipe do HDT está muito engajada a participar efetiva e ativamente do projeto que fortalecerá ainda mais o nosso compromisso com a prestação de uma assistência digna à nossa gente que tanto precisa”, finalizou.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito