Tags

Saiba como combater as hepatites virais

19 de julho de 2019

Em 28 de julho écelebrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, enfermidades que deacordo com o Ministério da Saúde registraram 10.198 novos casos no ano de 2017.As hepatites são doenças que causam inflamação nas células do fígado. Podem sercausadas por vírus ou pelo uso de remédios, álcool e outras drogas, assim comopor doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Os sintomas podem servariados, entre eles: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dorabdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Porém, muitasvezes a doença é silenciosa, e não apresenta sintomas, o que a torna ainda maispreocupante.

Existem váriasformas da patologia, as mais comuns são causadas por cinco vírus, sendo eles,hepatites A, B, C, D, e E que se diferenciam de acordo com a forma de evoluçãoda doença. O hepatologista do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. AnuarAuad (HDT), unidade especializada no tratamento de doenças infecciosas gerida pelo ISG em Goiânia, Rodrigo Sebba, destaca que, agrande preocupação é que algumas dessas hepatites virais podem evoluir para aforma crônica. “As hepatites crônicas, especialmente as hepatites B e C, muitasvezes, na fase aguda, quando a pessoa se contamina, não apresentam nenhum tipode sintoma, fazendo com que o indivíduo não perceba que foi contaminado pelovírus. Com o tempo, o vírus cronicamente infectando o fígado, gera um processoinflamatório no órgão e fibrose, aumentando o risco de evolução para outrasdoenças como a cirrose hepática e o câncer de fígado”.

O hepatologistaexplica que no Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadaspelo vírus B – transmitido pelo sangue – e C – transmitido  por contato sexual.Em 2018 o HDT notificou 266 casos de hepatites B e C, e já neste ano de2019, o número chega a 119 casos notificados. “Asformas de prevenção mais eficazes desses dois tipos de vírus são o uso dospreservativos, e evitar o compartilhamento de objetos que possam ter contatocom sangue, como seringas, utensílios de dentistas mal esterilizados,instrumentos de manicures, entre outros”.

Tratamento

A hepatite C éuma doença curável, onde os medicamentos disponíveis recuperam e eliminam quasetodos os casos. Já na hepatite B, há casos que a doença é crônica, mas inativa,no qual o indivíduo não precisa de ingerir remédios, mas deve manter oacompanhamento. Já em casos que existe a necessidade de medicação, a pessoainfectada possivelmente terá que fazer o uso de medicamento para o resto davida, pois a hepatite B não possui cura, apenas controle.

Rodrigo alertaque a principal orientação é que a população faça os exames com relação àshepatites virais, principalmente a partir dos 40 anos de idade. “Os examesdevem ser feitos pelo menos uma vez na vida, e a pesquisa de hepatite B e Cpode ser solicitada por qualquer médico”, explica o hepatologista.

Julho amarelo

Em 2010, foi instituído pela Organização Mundial daSaúde, o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais e, a campanha “julhoamarelo” visa conscientizar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e dotratamento das hepatites virais.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito