Saúde do Colaborador: HDT encerra a primeira edição do Programa Corpo e Mente SãHDT

17 de junho de 2024
Por Suyanne Dias
Iniciativa foca na redução da hipertensão e promove bem-estar e hábitos saudáveis entre os profissionais
O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), concluiu com sucesso a primeira edição do Programa Corpo e Mente Sã. Este programa nasceu da necessidade de promover a satisfação, o bem-estar e a saúde dos colaboradores, após a realização de um levantamento epidemiológico, que apontou um alto índice de hipertensão arterial entre os profissionais do hospital.
Com o objetivo de reduzir esses índices, foi divulgado um questionário de saúde onde os colaboradores se inscreveram para participar. Aproximadamente 50 pessoas se inscreveram, dos quais 20 foram selecionados para integrar o programa, que durou quatro meses.
Os participantes foram acompanhados por uma equipe multiprofissional, passando por consultas de enfermagem, encontros e reuniões duas vezes por semana com fisioterapeutas para alongamentos e relaxamentos, além de receberem dicas de nutricionistas e psicólogos. Também foram realizadas sessões de acupuntura com a Dra. Jaqueline Lacerda e consultas com o cardiologista Dr. Douglas Azevedo, que realizaram exames conforme a avaliação clínica de cada colaborador.
Ao final do programa, 18 colaboradores permaneceram, dos quais 13 mostraram grande empenho e assiduidade, resultando em significativas mudanças nos estilos de vida. Além de reduzirem os níveis de pressão arterial, nove participantes perderam peso e todos os 13 iniciaram ou retomaram atividades físicas, além de melhorarem suas dietas.
Vânia d’Abadia, enfermeira do SESMT, destacou a importância do programa: “O Programa Corpo e Mente Sã tem sido fundamental para promover uma vida mais saudável entre nossos colaboradores. A hipertensão é uma condição séria, e ver a dedicação e os resultados positivos desses profissionais é extremamente gratificante”, afirmou.
Eliane Pereira dos Santos, assistente administrativa e participante do programa, também expressou sua gratidão: “Participar desse programa foi muito importante para mim. Agradeço imensamente pelo carinho e cuidado que todos os profissionais da saúde tiveram. Hoje minha pressão arterial está ótima, estou tomando a medicação correta e vejo a alimentação com outros olhos”, comentou.
Compartilhar