Tags

UTI Adulto HDT : Uma nova história começa agora.

17 de outubro de 2018

Por Igor Guimarães
Uma nova história foi iniciada no Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo ISG em Goiânia. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do hospital recebeu uma série de melhorias físicas, e foi revitalizada para continuar prestando um serviço de qualidade e segurança para a população do Estado. Membros das equipes técnica e administrativa, da diretoria da unidade e o diretor-presidente do ISG, Dr. André Guanaes, participaram de ação oficial que marcou a revitalização do espaço. 
As ações de melhoria foram motivadas pela participação do HDT no Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), “Melhorando a Segurança do Paciente em larga escala no Brasil”, cujo objetivo é contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todo o país. Os hospitais incluídos são incentivados a promover um ambiente mais seguro e qualificar a gestão, alcançando o melhor controle sobre as seguintes infecções em UTI:  pneumonias associadas a ventilação mecânica,  infeções relacionadas ao cateter venoso e infeções urinárias associadas a cateter urinário. Estas são as infecções de maior mortalidades dentro de uma UTI, que podem ser evitadas e que carregam um custo de saúde muito grande. 
Na prática, o HDT já tem alcançado a redução de infecções com o trabalho de todos os membros do projeto e de todo o restante da equipe. O desafio é galgar uma melhoria constante nesse processo, proporcionando de uma maneira cada vez mais consolidada uma saúde pública de qualidade.
A coordenadora de enfermagem da UTI Adulto, Patrícia Lisboa, vibrou com a revitalização do setor e reforçou que os novos instrumentos de trabalho apoiarão na prestação de uma melhor assistência: “Hoje, 10 de outubro de 2018, podemos de fato, dizer que uma nova história se inicia no HDT. Os ajustes realizados aqui na UTI, com toda certeza, beneficiarão não somente nosso setor, mas também o hospital como um todo. Possuir estrutura cada vez mais adequada para a prestação do nosso trabalho é, sem dúvida, um ponto crucial para que alcancemos os resultados que tanto buscamos”, disse.
Para a diretora geral da unidade, Aline Oliveira, o Proadi-SUS tem trazido benefícios muito relevantes para o HDT : “O Proadi tem desafiado nossa equipe a buscar ferramentas que auxiliem na obtenção prática da redução das infecções e na disseminação da cultura de segurança para todos os colaboradores do hospital”, disse.
O fundador e diretor-presidente do ISG, Dr. André Guanaes, salientou que a ação vai ao encontro da missão do Instituto: “Quando alguém diz que o ISG é gestor de unidades de saúde, afirmo que somos muito mais que isso. Somos, na verdade, um Instituto promotor de saúde. Nossa missão é promover saúde com espírito público e eficiência do privado. Ações como essa ilustram muito bem essa premissa. Apesar do momento econômico conturbado, não podemos deixar de buscar melhorias para nossas unidades, sobretudo aquelas que possam ter impacto direto para a prestação de uma assistência mais qualificada para nossa gente que precisa e merece”, reforçou. 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito