Tags

Valorização da cultura de segurança no HDT

22 de junho de 2018

Na manhã da última quarta-feira, 20 de junho, a equipe de colaboradores do HDT, responsável pela implantação do projeto colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, do Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), repassou durante a tradicional reunião de gestores, todos os detalhes acerca da participação da unidade.
O projeto, lançado em outubro do ano passado pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo orientar os profissionais de saúde quanto às melhores práticas para o cuidado da segurança do paciente nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), no intuito de reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde no país como infecção de corrente sanguínea associada ao uso de Cateter Venoso Central (CVC), pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV); e a infecção do trato urinário (ITU).
Um dos pontos tratados como de suma importância no projeto é a capacidade de que cada equipe do hospital participante terá para multiplicar o projeto, suas diretrizes e intenções com o restante das equipes da unidade. Essa intenção, entre outras coisas, proporciona a todos os colaboradores do hospital um entendimento mais aprofundado das melhores práticas de segurança do paciente e controle de infecção, além de empoderar cada membro, como corresponsável pela afirmação da cultura de segurança dentro da unidade.
Na ocasião, os membros da equipe de implantação do projeto no HDT foram homenageados pela diretoria geral da unidade, com o recebimento de um certificado congratulando o envolvimento e participação de cada um. Segundo a coordenadora de enfermagem da UTI Adulto e líder do projeto, Patrícia Lisboa, a reunião foi de suma importância para o êxito da participação do HDT: “Estamos muito felizes com o apoio que temos recebido da alta gestão da unidade. Em todas as fases temos sido muito bem direcionados pela diretoria, que nos dá total respaldo para a melhor execução do projeto. A homenagem que recebemos hoje, também nos dá mais forças para ir em frente e levar o nome do HDT a se consolidar cada vez mais como unidade referência no controle de infecção, não somente em nosso estado, mas também em todo o país, disse.
A diretora geral da unidade, Aline Oliveira, reforça que as ações envolvendo o projeto nada mais são que uma cultura de gestão do ISG : “Um dos papéis do ISG em suas unidades de gestão é promover saúde através da educação. Com o apoio que temos dado ao projeto “Melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil”, nada mais estamos fazendo do que reforçando a cultura do Instituto no âmbito hospitalar. Vamos continuar somando esforços para alcançarmos colaboradores cada vez mais engajados, equipes unidas e pacientes bem assistidos”, pontuou.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito