Tags

Vidas salvas pela doação de órgãos: as histórias de Fabiana e Neuceli.

27 de setembro de 2022

Por Igor Guimarães

Quantas vidas uma única pessoa pode mudar mesmo após a morte? De acordo com especialistas, passa de 10 o número de beneficiários da doação de órgãos e tecidos. Esse ato de altruísmo e solidariedade é o carro-chefe do Setembro Verde, que destaca a importância de se declarar um doador ainda em vida.

E para marcar a participação do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), nas ações do Setembro Verde (mês de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos) a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da unidade tem promovido diversas ações.

Desde o início do mês, a fachada do hospital está iluminada com a cor símbolo da ação e membros da CIHDOTT têm percorrido os setores da unidade reforçando junto aos colaboradores a importância da doação de órgãos e tecidos.

E para celebrar o dia de hoje, data em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Órgãos, o auditório do hospital sediou um momento muito emocionante.

A enfermeira Fabiana Ribeiro, 33, deu seu relato de experiência pessoal após ter recebido um coração transplantado. A cirurgia foi realizada há um ano e sete meses e hoje, no Dia Nacional de Doador de Órgãos, Fabiana pôde contar o emocionante passo a passo de todo o processo que viveu.

“A minha experiência pessoal me mostra que o ato de doar um órgão é simplesmente o maior ato de amor que um ser humano pode ter. Gostaria muito que outras milhares de pessoas tivessem uma segunda chance de continuar vivendo assim como eu tive. Basta dizer sim e comunicar aos seus familiares que você é doador. Um gesto simples que literalmente salva vidas”, disse Fabiana.

Um outro relato não menos emocionante partiu da enfermeira do HDT, Neuceli Mendes de Souza. Vivendo o outro lado do processo de doção de órgãos, Neuceli pôde doar um de seus rins à sua mãe que hoje leva uma vida normal.

“É tão emocionante poder ajudar minha mãezinha a continuar vivendo e realizando sonhos que ela sempre teve. Hoje ela pode tocar violão e acompanhar o crescimento dos netos e filhos. Doar meu rim a ela foi a melhor coisa que pude fazer na minha vida”, disse.

Você Sabia?

O HDT tem uma CIHDOTT que é responsável pela articulação com as equipes médicas a fim de identificar potenciais doadores de órgãos e dar o adequado suporte para que todo o processo seja realizado da melhor forma. É também a Comissão responsável por viabilizar a realização do diagnóstico de Morte Encefálica (ME), conforme diretrizes de Resolução específica do CFM, acompanhando todos os pacientes em abertura de protocolo de ME.

Atualmente é composta por cinco membros, contando com um representante da equipe de enfermagem, um médico neurologista e um intensivista, além de um assistente social e um psicólogo.

 

 

 

  • Colaboradores do HDT se uniram em prol das ações e foram trabalhar vestidos com a cor símbolo da campanha.

  • O depoimento da enfermeira Fabiana (centro) emocionou todos os participantes e serviu de exemplo para mobilizar novos doadores.

  • A enfermeira do HDT, Neuceli Mendes, deu o testemunho da doação de órgão que fez à sua mãe.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito