Tags

Capacitação sobre Iniciativa Hospital Amigo da Criança

10 de agosto de 2018

Visando atualizar o conhecimento sobre aleitamento materno, mais uma turma de colaboradores do Hospital Jorge Rossmann, em Itanhaém, participou no dia 2 de agosto, no auditório, da Capacitação de Equipes Multidisciplinares na Iniciativa Hospital Amigo da Criança.

Entre os assuntos abordados, os profissionais aprenderam sobre habilidades de comunicação, práticas, proteção do aleitamento e orientações sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os Dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

Para complementar o conteúdo teórico do treinamento, cada participante recebeu o Formulário de Observação da Mamada, que tem o objetivo de observar a regularidade na amamentação ou possíveis dificuldades das mães e mamamentar, e realizou a parte prática com orientação das monitoras.

Com o intuito de ampliar o número de colaboradores treinados e a formação de novos monitores, capacitações são realizadas regularmente no HRJR. Em junho, uma equipe do Hospital Irmã Dulce foi convidada para palestrar, contribuindo para ampliar o conhecimento dos profissionais.

As capacitações estão entre os procedimentos para a certificação na Iniciativa Hospital Amigo da Criança, com o desafio de mudar comportamentos e práticas relativas à amamentação, resultando no aumento dos índices de aleitamento materno.

Dez passos para o sucesso do aleitamento materno

Passo 1 – Ter uma política de aleitamento materno escrita que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde;

Passo 2 – Capacitar toda a equipe de cuidados de saúde nas práticas necessárias para implementar esta política;

Passo 3 – Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno;

Passo 4 – Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento; conforme nova interpretação: colocar os bebês em contato pele a pele com suas mães, imediatamente após o parto, por pelo menos uma hora e orientar a mãe a identificar se o bebê mostra sinais de que está querendo ser amamentado, oferecendo ajuda se necessário;

Passo 5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação mesmo se vierem a ser separadas dos filhos;

Passo 6 – Não oferecer a recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica e/ou de nutricionista;

Passo 7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e recém-nascidos permaneçam juntos – 24 horas por dia;

Passo 8 – Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda;

Passo 9 – Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a recém-nascidos e lactentes;

Passo 10 – Promover a formação de grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade;conforme nova interpretação: encaminhar as mães a grupos ou outros serviços de apoio à amamentação, após a alta, e estimular a formação e a colaboração comesses grupos ou serviços.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito