Tags

Captação de órgãos leva esperança a pacientes que aguardam transplante

2 de setembro de 2020

Por Agenilson Santana

A importante decisão da família de uma paciente de 62 anos do Hospital Regional Jorge Rossmann, em Itanhaém, vítima de morte encefálica, devido a um AVC hemorrágico, ajudará a amenizar o sofrimento de pacientes que aguardam por transplante de órgãos em outras unidades de saúde.

Após orientar os familiares e dar início ao protocolo para confirmar a morte encefálica, a equipe do HRJR notificou a Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), que veio ao hospital para analisar as condições clínicas da paciente, a viabilidade dos órgãos a serem doados e solicitar o consentimento da família.

Para que tudo ocorresse com sucesso, os profissionais do HRJR fizeram a manutenção da doadora e ofereceram todo o suporte, como assistência ventilatória e cardiovascular, durante o procedimento de captação dos rins e fígado, realizado no dia 21 de agosto, pela equipe externa responsável pelo transplante.

A equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais acompanhou todo o processo, fornecendo informações e esclarecendo dúvidas. Segundo a psicóloga Ana Maria Guimarães, o acolhimento da família foi importante para dar mais equilíbrio emocional. “Num momento de luto e tristeza, foi muito bonito ouvir a filha da paciente lembrar que a mãe era muito boa, sempre ajudou as pessoas e ficaria feliz com esse gesto de amor salvando outras vidas”, disse.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito