Tags

Chegada do inverno exige atenção

25 de junho de 2018

Com a chegada do inverno, são frequentes os casos de doenças respiratórias transmissíveis, como gripes e resfriados, além do agravamento de outras como rinite, asma, sinusite, otite e pneumonia. Este período do ano favorece a circulação de vírus e bactérias, já que a temperatura fica mais baixa, o ar fica mais seco e há maior tendência em ficarmos em ambientes fechados.

O vírus Influenza, causador da gripe H1N1, é um dos mais preocupantes, principalmente por causar epidemias em muitos países. Os sintomas são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma: de pessoa para pessoa; pequenas gotículas expelidas pelo indivíduo infectado ao falar, tossir e espirrar; ou contato com as secreções do doente.

O agravante da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo ser fatal. Por isso, a vacina é uma excelente saída – e mesmo quem não integra o grupo de risco se beneficia.

Para prevenir a doença, devemos manter boa alimentação, beber bastante água e estimular hábitos importantes para evitar a transmissão, como cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, preferencialmente com lenço descartável; lavar bem as mãos, principalmente depois de espirrar ou tossir; usar produtos à base de álcool para limpar as mãos; e evitar tocar nos olhos, nariz ou boca. Para pessoas que estiverem com sintomas de gripe, o uso de máscara cirúrgica é fundamental para evitar a transmissão. 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito