CIPA promove ação no Dia Nacional de Combate ao Fumo

Representantes da CIPA orientaram os colaboradores

1 de setembro de 2021

Por Agenilson Santana

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Regional Jorge Rossmann realizou nos dias 26 e 27 de agosto uma sensibilização mostrando aos colaboradores os danos causados pelo tabaco.

A ação contou com a participação da enfermeira do trabalho do HRJR, Eliana Dohnal, e integrantes da CIPA, que entregaram folheto com orientações do Instituto Nacional do Câncer (INCA) sobre as doenças causadas pelo cigarro.

“A proposta da ação foi explicar os malefícios do cigarro. Na abordagem ao colaborador, enfatizamos a importância de dar o primeiro passo para parar de fumar, pelo bem da sua saúde e das pessoas que amam”, explicou Eliana.

Por meio da iniciativa, os colaboradores fumantes puderam também constatar o valor gasto com cigarro durante o ano e receberam um cofrinho para estimular a redução de consumo ou o abandono do cigarro.

Segundo a presidente da CIPA, Renata Chiarion, a ação faz parte da cultura do cuidado com os colaboradores, abordando a questão com fumantes ou não fumantes. “De forma acolhedora e lúdica, abordamos temas complexos que algumas vezes causam desacordo entre os colaboradores, como é o caso do uso da nicotina. Com esta ação, buscamos compreender e apoiar aqueles que desejam parar de fumar e também colaboradores impactados pelo uso do cigarro pelos colegas e familiares, sem discriminar aqueles que não querem ou não conseguem largar o vício”, ressaltou.

Enfermeira do trabalho e representantes da CIPA orientaram os colaboradores

Enfermeira do trabalho e representantes da CIPA orientaram os colaboradores

 

Tabagismo no Brasil

De acordo com o INCA, no Brasil, 443 pessoas morrem a cada dia por causa do tabagismo. R$125.148 bilhões são os custos dos danos produzidos pelo cigarro no sistema de saúde e na economia e 161.853 mortes anuais poderiam ser evitadas.

Quanto às mortes anuais atribuíveis ao tabagismo, 37.686 correspondem à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), 33.179 a doenças cardíacas, 25.683 a outros cânceres, 24.443 ao câncer de pulmão, 18.620 ao tabagismo passivo e outras causas, 12.201 à pneumonia e 10.041 ao acidente vascular cerebral (AVC).

Ao parar de fumar os benefícios à saúde são quase imediatos, conforme demonstrado a seguir:

Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.

Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.

Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.

Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.

Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.

Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.

Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito