Colaboradores participam de oficinas de humanização

18 de abril de 2019

Por Agenilson Santana

Reforçando uma das propostas do Instituto Sócrates Guanaes de valorizar o atendimento humanizado no ambiente hospitalar, colaboradores do Hospital Regional Jorge Rossmann, em Itanhaém, participaram nos dias 16 e 17 de abril de oficinas organizadas pela Comissão de Humanização.

As atividades teórico-práticas foram ministradas pelas coordenadoras de enfermagem Mariana Bertolino, da Maternidade, Melissa Rodrigues, da UTI Neonatal, Cleiser Soares, da UTI Adulto, e pela ouvidora Mariane Mascarenhas, que contaram um pouco sobre o conceito e o histórico da humanização, a Política Nacional de Humanização para o SUS e as propostas do Plano Institucional de Humanização do HRJR, entregue para a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – SES-SP.

Em seguida, os colaboradores vivenciaram momentos de reflexão sobre suas atividades, convivência, acolhimento e atenção com o paciente e colegas de trabalho. Separados em grupos, os participantes compartilharam experiências e levantaram propostas para melhorar a qualidade da relação entre gestores, trabalhadores e usuários.

O Plano Institucional de Humanização do HRJR, em 2019, contempla os seguintes programas: Atendimento ao Paciente Indígena; Oficinas de Humanização; e Articulação com a Rede Externa – Alta Responsável na Maternidade. São ações planejadas com o propósito de melhorar a qualidade da assistência, revisar processos e integrar as práticas de saúde.

Entre os resultados esperados definidos no Plano, estão a qualificação da assistência no atendimento indígena no respeito às suas tradições, a capacitação de agentes multiplicadores das políticas de humanização e a articulação das redes externas com os profissionais envolvidos com a saúde materna e perinatal.

Política Nacional de Humanização

A Política Nacional de Humanização é uma política pública no SUS voltada para ativação de dispositivos que favoreçam ações de humanização no âmbito da atenção e da gestão da saúde no Brasil. Entre outras propostas, visa valorizar o trabalho na saúde, garantir os direitos dos usuários e o atendimento acolhedor e possibilitar a gestão participativa nos serviços.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito